Ilhas Malvinas realizam referendo em março

Nos próximos dias 11 e 12 de março, os habitantes das ilhas argentinas ocupadas pela Grã-Bretanha responderão “sim” ou “não” para a pergunta “Deseja que as ilhas conservem seu estado político atual como um território ultramarino do Reino Unido?”, segundo confirmou o Conselho Executivo pró-britânico que governa essa parte do arquipélago.

Ilhas Malvinas Argentinas

O anúncio foi feito um dia depois que a presidenta Cristina Kirchner recebeu o apoio dos países asiáticos e africanos pela demanda argentina pela soberania das ilhas e de acusar a Grã-Bretanha de violar as decisões da ONU em seu caráter de membro permanente do Conselho de Segurança, com direito a veto. 

Leia também:
Cristina Kirchner reitera reclamação por soberania das Malvinas

O governo malvinense explicou, através de um comunicado, que a decisão de realizar um referendo durante dois dias foi tomada para “dar a todos a máxima oportunidade de exercer seu direito ao voto, cujo resultado demonstrará de maneira clara, democrática e incontestável a forma em que as pessoas nas Ilhas Malvinas desejam viver suas vidas”.

O Conselho executivo das ilhas concordou também que antes da pergunta inclua-se um texto introdutório que se menciona o contexto em que aparecerá: “Argentina está chamando para negociações sobre a soberania das Ilhas” e deixa aberta a possibilidade, inclusive, de um resultado favorável a modificar o status atual.

“Se a maioria dos votos emitidos for contra a situação atual, o governo das Ilhas fará as consultas necessárias e os trabalhos preparatórios para que haja um referendo sobre as opções alternativas”, vai propor o texto.

Fonte: Pagina12
Tradução da redação do Vermelho