Vanessa destaca reforço na luta pela emancipação da mulher

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) tomou posse, na manhã desta terça-feira (27), como Procuradora Especial da Mulher do Senado, com atribuições de zelar pela discussão e aplicação das políticas de gênero no âmbito do Senado Federal. Vanessa é a primeira a assumir a procuradoria, criada pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que a empossou no cargo em concorrida solenidade.

Vanessa destaca reforço na luta pela emancipação da mulher - Agência Senado

"É uma alegria muito grande ter mais um instrumento na luta pela emancipação da mulher. Não podemos aceitar que a mulher continue sendo vítima de tanta violência e uma violência doméstica, pelo fato de grande parte dos s homens achar que a mulher é objeto de sua propriedade. A procuradoria vai dar uma grande contribuição na luta da mulher por igualdade e por sua emancipação”, disse a nova procuradora após assinar o Termo de Posse que marcou a solenidade.

Na cerimônia também foi apresentado o resultado de pesquisa do DataSenado sobre a violência contra a mulher, realizada em fevereiro. O levantamento aponta que 99% dos entrevistados conhecem a Lei Maria da Penha e 66% das mulheres passaram a se sentir mais protegidas depois de sua publicação – o número sobe para 71% na opinião das mais jovens.

Essa é a quinta pesquisa da série histórica sobre o tema, que começou em 2005 e vem retratando avanços e dificuldades vividas pelas brasileiras no combate à violência. A pesquisa sobre violência doméstica e familiar é realizada a cada dois anos, ouvindo mulheres com 16 anos ou mais de idade, residentes no Brasil e com acesso a telefone fixo. Neste ano, foram realizadas 1.248 entrevistas, no período de 18 de fevereiro a quatro de março, distribuídas pelos 26 estados e pelo Distrito Federal.

Também foram entregues as representantes da ONU Mulher as mensagens do painel exposto no Senado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no qual foram deixados bilhetes contendo expectativas e anseios por parte do público feminino.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado