Câmara indica parlamentares para Parlasul; João Ananias é titular

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) recebeu nesta terça-feira (26) a relação dos deputados que vão integrar o colegiado neste ano. O deputado João Ananias (PCdoB-CE) foi indicado, pela Liderança do PCdoB na Câmara, como membro titular do Parlasul. O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) é o suplente da vaga.

Câmara indica parlamentares para Parlasul; João Ananias é titular - Agência Câmara

Enquanto não aprova as eleições diretas para escolha dos seus representantes, a representação brasileira é composta por deputados e senadores no exercício de seus mandatos.

João Ananias ressalta que buscará integrar ao Parlamento as questões sobre as políticas de saúde reprodutiva, com foco na redução da mortalidade materna e infantil para que sejam atingidos esses dois Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Também vamos tratar dos problemas de segurança nas fronteiras do Brasil e de outras questões”.

Criado em dezembro de 2006, o Parlamento tem como objetivo fortalecer o processo de integração entre os países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além de atuar em diferentes temáticas como na saúde, economia, habitação , direitos humanos, economia e outras.

Eleições no Paraguai

Os parlamentares brasileiros deverão acompanhar as eleições gerais e estaduais no Paraguai, previstas para 21 de abril deste ano. O Paraguai está suspendo do bloco até as eleições gerais em função da instabilidade política gerada no país com o processo sumário de impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), membro do Parlasul, trata-se de um momento de reaproximação com os paraguaios. "A participação dos observadores é importante para a retomada do diálogo parlamentar com o Paraguai e a imediata volta do funcionamento do Parlasul", disse.

O parlamentar paraguaio Ignacio Unzain Mendoza, presidente do Parlasul, visitou o Congresso Nacional brasileiro há duas semanas para oficializar o convite do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai para o Observatório da Democracia do Parlamento.

Unzain Mendoza afirmou que a ação tem objetivo de mostrar a transparência do sistema eleitoral paraguaio. "A participação dos observadores é para legitimar as eleições paraguaias com transparência, dando legalidade ao processo para que as novas autoridades possam trabalhar pela integração do bloco o mais rápido possível.”

Para o presidente da Representação Brasileira, senador Roberto Requião (PMDB-PR), o observatório das eleições no Paraguai é importante para recompor o Mercosul. "É preciso reconstruir o processo de integração e a retomada da democracia no Paraguai. O esforço do Parlasul é integrar o mais breve possível o Paraguai ao bloco", concluiu Requião.

Da Redação em Brasília
Com agências