PCdoB: 91 anos de luta em defesa do Brasil

No dia 25 de março comemoramos uma data muito importante. Não apenas para os comunistas, mas também para todos aqueles que acreditam em uma sociedade melhor e em uma perspectiva mais solidária e justa para nossa nação. O Partido Comunista do Brasil completa 91 anos, período em que participamos e fizemos história nas principais lutas em defesa do Brasil e dos brasileiros e brasileiras. 

Por Isaura Lemos*

Nosso povo, ao contrário do que se difunde, sempre lutou por seus direitos e teve, no PCdoB, um forte e importante aliado. Nosso partido muito se orgulha de ter participado dos mais importantes e decisivos momentos de nossa história recente. Na organização dos trabalhadores, na resistência à ditadura militar e na luta contra o neoliberalismo e pela soberania nacional, provamos de que lado estamos.

Nossa convicção política e ideológica sempre incomodou os poderosos, os conservadores e os reacionários. Enfrentamos décadas de clandestinidade e pagamos com prisões, tortura, exílio e muitas vezes com a vida o preço pela nossa firmeza de princípios. Apesar de todas as barbáries, nunca retrocedemos em nosso ideal de construir uma nação forte e socialista. Se hoje vivemos em uma democracia, onde podemos debater livremente nas ruas, praças, escolas, fábricas e no parlamento, muito se deve ao PCdoB.

No seio da luta popular, o PCdoB tem conquistado posições de destaque, tanto na sociedade civil organizada quanto nos espaços institucionais. Em franco crescimento, nosso partido obteve diversas vitórias em todo o Brasil nas últimas eleições. Lançamos candidaturas próprias a prefeito(a) em seis capitais. Conquistamos 51 prefeituras, dez a mais do que em 2008, e ampliamos nossa bancada de vereadores de 600 para 952. Os números mostram que o nosso posicionamento firme e coerente em defesa dos trabalhadores, das mulheres e da juventude tem encontrado eco em todas as regiões do país.

No estado de Goiás, nosso partido foi o que mais cresceu no último pleito eleitoral. Triplicamos a nossa participação nas Câmaras Municipais de todo o estado, subindo de oito para 25 vereadores. Além disso, com a coragem que nos é característica, lançamos uma candidatura à prefeitura de Goiânia. Nela tivemos a oportunidade de apresentar aos goianienses nossas propostas e projetos para administrar nossa cidade. Lançamos também uma chapa própria de vereadores e conquistamos mais de 23 mil votos, o que nos garantiu uma cadeira no parlamento da capital.

Em Goiás e em todo o país, nosso partido enfrenta um novo desafio. Em meio ao avanço das forças populares e progressistas no Brasil e na América Latina, precisamos reafirmar a nossa soberania, avançar na integração latino-americana e garantir que os resultados positivos de nossa economia possam ser usufruídos por toda a população brasileira. Para que isso aconteça, precisamos dar início a um novo ciclo civilizacional, através da realização de reformas estruturantes que rompam com as antigas práticas, as quais o setor financeiro sempre teve prioridade.

Nesse sentido, o Partido Comunista do Brasil apresenta à sociedade a necessidade de aplicarmos um novo projeto nacional de desenvolvimento, sem o qual é impossível construir uma sociedade justa, solidária e humana. Para atingir nosso objetivo, é fundamental promover profundas mudanças na educação, na saúde, no sistema tributário, na seguridade social, na segurança pública, no campo e na cidade. É preciso também promover uma ampla reforma política e nos meios de comunicação, para que o povo tenha condições de decidir o seu próprio destino.

Temos clareza do tamanho do desafio que se coloca à nossa frente. Mas com a ousadia e a maturidade política que sempre marcaram a nossa trajetória, continuaremos lutando, lado a lado com a sociedade, por um Brasil a serviço dos brasileiros.

*Isaura Lemos é deputada estadual e presidenta do PCdoB em Goiânia-GO