Bachelet volta ao Chile e confirma candidatura à presidência 

A líder socialista retornou na última quarta-feira (27) definitivamente para o Chile para se preparar para a campanha eleitoral para as presidenciais que ocorrerá em novembro e assegurou: “Estou muito comprometida com meu país e por isso decidi voltar”. A ex-mandatária volta ao país após dirigir durante dois anos a ONU-Mulher.

Durante uma breve conferencia no aeroporto de Santiago, Bachelet defendeu que “ainda há muito o que fazer”, especialmente em matéria de igualdade, num país com profundas iniquidades. “Bachelet, Bachelet, presidenta outra vez!”, gritaram seus seguidores. 

A prefeita de Santiago e ex-porta-voz de Bachelet, a advogada Carolina Tohá, agradeceu a decisão de regressar para a política e prometeu o apoio dos presentes. “Estamos muito gratos por sua decisão, necessitávamos que voltasse (…) estamos preparados para iniciar uma nova etapa”, destacou Torá.

Bachelet, que impulsionou diversas medidas de proteção social em infância , saúde e pensões, chega a um país sacudido por milhares de protestos nos últimos três anos. As manifestações, que derrubaram o apoio aos partidos do governo e da oposição em 20%, apontam a desigual distribuição de renda no país.

Fonte: Página 12