Cuba estuda aperfeiçoamento de seu sistema eleitoral

Autoridades cubanas estudarão o sistema eleitoral da ilha com o propósito de aperfeiçoá-lo, em linha com a atualização do modelo socioeconómico em marcha, afirmou na última quinta-feira (28) o vice-presidente do Conselho de Estado José Ramon Machado Ventura. Ele assinalou que é necessário trabalhar no aperfeicionamento eleitoral, a partir de "das mudanças que estão ocorrendo no país, mantendo os princípios e a essência democrática e socialista".

O dirigente adiantou também que serão avaliadas as recomendações da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) em seu informe sobre as últimas eleições, que tiveram duas etapas: a escolha dos conselheiros municipais e dos delegados às assembleias provinciais do Poder Popular e do Parlamento nacional.

As eleições gerais 2012-2013 foram concluídas com a entrega de seus resultados pela presidenta da CEN, Alina Balseiro, ao secretário do Conselho de Estado, Homero Acosta.

A propósito das eleições, Machado Ventura destacou a alta participação popular nas votações, superior a 90 por cento, tanto nas eleições municipais como nas provinciais e de deputados.

Como sempre ocorre, o povo cubano transformou as eleições em um ato de reafirmação revolucionária, apontou.

O vice-presidente do Conselho de Estado ressaltou a presença feminina, a diversidade racial e a preparação dos cidadãos escolhidos pela população para representa-la nos diferentes órgãos do Poder Popular.

Por sua representatividade, méritos pessoais e alto nível educacional, os eleitos estão em condições de contribuir para o fortalecimento desses órgãos, agregou.

AS eleições gerais na ilha caribenha foram realizadas a partir de 5 de julho de 2012, quando foram convocadas pelo Conselho de Estado.

Os momentos decisivos do processo foram a eleição em fevereiro último dos 612 deputados à Assembleia Nacional e dos 1.269 delegados às assembleias provinciais do Poder Popular.

Em finais do ano passado, mais de 94 por cento dos cerca de 8,6 milhões de cubanos inscritos no cadastro eleitoral participaram das eleições para escolher 14.537 conselheiros das 168 assembleias municipais do país.

Prensa Latina