Estudantes vão às ruas em defesa da juventude no Piauí

A tarde da última quarta-feira, (26) foi marcada por manifestações no centro da capital, Teresina.

Estudantes ocupam as ruas de Teresina
Na quarta-feira, dia 26 os estudantes teresinenses tomaram as ruas do centro da cidade para a construção de mais uma jornada de lutas da juventude. o ato se iniciou com um aulão que lotou o auditório do Instituto Federal do Piauí sobre o papel da juventude com o Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil- CTB Elton Arruda e a Diretora de Juventude da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí- FETAG Maria José e depois deu continuidade às manifestações na Avenida Frei Serafim.

Após a palestra, os estudantes ocuparam a Avenida Frei Serafim em passeata.A atividade foi promovida pela UNE, UBES, CTB, CUT, UMES entre outras entidades. Os estudantes reivindicavam pelos 10% do PIB para a educação, 50% do fundo social do pré sal para a educação à nível nacional,mais oportunidades de emprego para a juventude, no tocante à questão regional, a luta contra a precarização da UESPI, contra a privatização do serviço público eram umas das pautas de reivindicação.

Para Cássio Borges, diretor da UNE no Piauí, “A jornada de lutas da juventude está no calendário das atividades dos movimentos sociais organizados em Teresina. Somente através da unidade é que nós podemos conquistar melhores condições de vida e de trabalho pra nossa juventude. Na conjuntura de crise que vivemos hoje, o capitalismo cada vez mais contribui para a falta de oportunidades, nós jovens não podemos pagar por essa crise.” Finaliza.

A jornada de lutas da juventude é uma série de manifestações que acontecem em todas as capitais do Brasil. Uma iniciativa emcampada pela UNE e demais entidades dos movimentos sociais no final do mês de março em alusão ao aniversário de morte do estudantes Edson Luís em 1968, no Rio de Janeiro, em 1968.