Governo do Ceará já entregou 14 CEOs à população do interior

“Minha luta tem sido fazer da rede pública de saúde do Ceará a melhor de todos os 27 estados brasileiros”. Com essa mensagem o governador Cid Gomes inaugurou na manhã da última segunda-feira, 1º de abril, o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Francisco Mansueto de Souza, em Cascavel. “O CEO é resultado do esforço do Governo do Estado para oferecer ao povo mais pobre, que mais precisa, que não pode pagar plano de saúde, tudo o que o rico tem direito”, disse Cid Gomes.

“Aqui tem o que há de melhor em termos de equipamentos”, acrescentou o governador, destacando a qualidade dos serviços de prótese, periodontia, ortodontia, endodontia e diagnóstico do câncer de boca, e ainda exames, como raio X e a panorâmica digital que o CEO Regional já em funcionamento oferece à população de 292.483 habitantes dos municípios de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus e Pindoretama, que integram a 22ª região de saúde.

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, lembrou que o CEO regional de Cascavel é o 14º inaugurado pelo governador Cid Gomes. “Em toda a história do Ceará, somente quatro CEOs foram construídos pelo governo do Estado no interior”, comparou Arruda Bastos. “Com as inaugurações em Canindé, na quinta-feira, 4 de abril, e em Icó, Maracanaú e Quixeramobim, nas próximas semanas, concluiremos as entregas de 18 CEOs regionais”, enumerou o secretário. Ao apresentar balanço da produção nos 13 CEOs regionais que foram inaugurados, Arruda Bastos informou que, de janeiro a dezembro de 2012, foram realizados 303.068 atendimentos. Desse total, 9.875 instalações de próteses.

Já existem CEOs regionais, que foram construídos no governo Cid Gomes, funcionando em Ubajara, Baturité, Brejo Santo, Itapipoca, Russas, Acaraú, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Camocim, Caucaia, Crateús e Limoeiro do Norte.

Em obras, no CEO regional de Cascavel foram investidos R$ 1.379.365,19, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na aquisição dos equipamentos, o investimento foi de R$ 878.803,02, recursos do Estado e do BID. A gestão do CEO ocorre por meio de consórcio público de saúde, estratégia de gestão adotada em todos os CEOs regionais em que o custeio mensal é compartilhado entre o governo do Estado, os municípios da região e o Ministério da Saúde. Com a inauguração do CEO Regional de Cascavel, o Governo do Estado conclui a entrega dos dois equipamentos do consórcio público da 22ª região de saúde. Em agosto de 2011, com a presença da presidente Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes inaugurou, em Pacajus, a Policlínica Regional Dra. Márcia Moreira de Meneses.

Em nome dos prefeitos dos municípios da 22ª região de saúde, a prefeita de Cascavel, Ivonete Queiroz, ressaltou a importância do CEO “para dar acesso a serviços especializados em saúde bucal para a população dos sete municípios” e destacou a homenagem ao médico Francisco Mansueto de Souza, que empresta o nome ao novo equipamento de saúde. O homenageado foi representado na solenidade por seu neto, Francisco Artur, que agradeceu a homenagem em nome da família.

Francisco Mansueto de Souza, filho de Abdon Galdino de Souza e Maria Marcelo de Souza, nasceu em 1926. Em 1948, fez o vestibular da Faculdade de Medicina do Ceará, sendo um dos fundadores. No ano seguinte, transferiu-se para a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso no ano de 1954. Em 1955 fixou residência em Cascavel, onde trabalhou 10 anos no Hospital-Maternidade Nossa Senhora das Graças, sem nenhuma remuneração. Era o único médico da cidade. Além de médico, atuou na política. Foi prefeito de Cascavel de 1959 a 1963. Fez residência médica no Rio de Janeiro, na área de cardiologia. Retornando ao Ceará, foi admitido como médico do INPS, em Fortaleza, até 1992. Foi casado com Ritta Machado de Souza, com que teve cinco filhos. Após se aposentar, voltou a Cascavel e a trabalhar, novamente, no Hospital-Maternidade Nossa Senhora das Graças, até a data do falecimento, em 1º de novembro de 2009.

Fonte: Sesa