Haddad: Bilhete Único Mensal é novo conceito de civilidade

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou, nesta terça-feira (02), a implantação do bilhete único mensal na cidade de São Paulo, durante a apresentação do planejamento de execução do novo sistema para aquisição de crédito do bilhete único. De acordo com o prefeito, o cadastro será feito pela internet, a partir do dia 15 de abril e o bilhete começa a funcionar em novembro.

Bilhete único mensal - Fábio Arantes

A proposta foi amplamente debatida no período eleitoral do ano passado. Na época, o então candidato tucano, José Serra, comparou a proposta com a taxa do lixo e afirmou que era apenas jogada eleitoral.

As últimas notícias divulgadas pela Prefeitura de São Paulo mostra o contrário. Essa é a terceira proposta de peso que o governo está executando; as outras duas foram as mudanças na taxa da inspeção de automóveis e a implantação da rede Hora Certa, para realização de exames e consultas de saúde.

Com a medida, o governo municipal espera incentivar o uso do transporte público. “Temos que perder esta ideia de que ônibus é coisa de pobre. É um novo conceito de civilidade”, defendeu Fernando Haddad.

Funcionamento do Bilhete Único Mensal

Todo usuário que desejar adquirir o cartão com recarga mensal terá que fazer obrigatoriamente um cadastro na internet, que vai gerar uma identidade e uma senha do sistema no qual o usuário poderá colocar crédito, consultar o seu saldo e obter o extrato virtualmente.

O novo bilhete será confeccionado a partir de junho e a pronta entrega será no mês de outubro. As pessoas cadastradas no sistema receberão o novo cartão em suas casas ou poderão retirar nos postos da SPtrans.

Depois de receber o cartão, fazer a recarga e utilizar o bilhete pela primeira vez após o carregamento do cartão, o usuário poderá utilizar ilimitadamente por 30 dias corridos.

De São Paulo, Ana Flávia Marx,
com informações do portal da prefeitura de São Paulo