Votação das contas de João Henrique é adiada mais uma vez

A votação das contas do ex-prefeito João Henrique Carneiro, relativas ao ano de 2010, já virou novela. Toda semana, o Colegiado de Líderes da Câmara Municipal anuncia a apreciação dos documentos pela plenária na semana seguinte e, na hora H, sempre dá um jeitinho de abortar a missão. Pois bem, prevista para esta quarta-feira (3/4), a votação ficou para o próximo dia 17 de abril. A decisão foi tomada pelo grupo em reunião nesta terça-feira (2/4).

A promessa era de que as contas seriam votadas antes do aniversário de Salvador, transcorrido em 29 de março, cujo presente para a população seria a rejeição das mesmas. Para a bancada de oposição está enrolação é uma falta de respeito com os eleitores. Na quarta-feira passada (27/03), quando estava marcada a votação, apenas 12 vereadores compareceram, sendo que eram necessários pelos menos 14 para a sessão ter início e 28 votos a favor da rejeição ou da aprovação.

Na verdade, o que parece é que há uma movimentação intencional dos vereadores da bancada governista, ligados ao ex-prefeito, para que a apreciação seja retardada o máximo que puder, na tentativa de barrar o processo na Justiça. Mas, JH já teve duas contas consecutivas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), inclusive com direito a revisão, cujo pedido foi acatado pelo órgão, que após nova análise técnica manteve a decisão de rejeição, e ficou inelegível por oito anos.

Segundo informações, caso JH obtenha o instrumento jurídico para que a nova Comissão de Orçamento e Finanças refaça o parecer sobre as contas de 2010, o processo retorna às fases iniciais dentro da Câmara, o que daria ainda mais tempo para o ex-prefeito buscar outras vias judiciais que não o tornem inelegível.

De Salvador,
Maiana Brito, com agências