Comitê do Estado da Palestina no Brasil realiza 2ª Missão no país

O Comitê pelo Estado da Palestina (CEP)  no Brasil realizou na noite desta terça-feira (2) sua 34ª reunião, na sede nacional do PCdoB, na cidade de São Paulo. A reunião teve como pautas, o balanço da primeira Missão de Solidariedade ao Povo Palestino e encaminhamentos sobre a organização da segunda Missão que o grupo realizará em 10 dias que incidirão na Palestina.

A caravana, até agora, tem confirmada a presença de 17 membros, entre eles, dois deputados do PCdoB. O coordenador da viagem, Lejeune Mirhan confirmou ainda o apoio de Ibrahim al Zeben, embaixador do Estado da Palestina no Brasil, atual decano, nesta missão. Segundo Lejeune, Zeben estará na Palestina nesse período.

Coordenado pela Federação das Entidades Árabe-Palestinas do Brasil e Fearab – Brasil – Confederação das Federações de Entidades Árabe Brasileiras, participaram ainda desta reunião as seguintes entidades: PCdoB, PPL, CTB, Força, Cebrapaz/CMP, Contee, BibliASPA, Revista Sawtak e GT Árabe.

O período de estadia no território da Palestina está previsto para 18 a 23 de abril. Essa missão tem como objetivo principal fortalecer e aprofundar a solidariedade brasileira com o povo palestino, para que o Brasil tenha reais informações sobre a situação em que vive a população palestina sob o jugo da ocupação israelense.

Programação

As atividades preveem visitas as aldeias de Nabih Saleh e Bil’in, com participação de demonstrações locais; Visita a uma escola; Encontro com Comitês dos presos políticos e dos refugiados; Visita ao Museu de Mahmoud Darwish; Visita ao Mausoléu Yasser Arafat; Encontro com o presidente da Palestina Mahmoud Abbas e com o 1º Ministro Salam Fayed; Vista às cidades históricas de Belém e Jerusalém; Encontro com entidades de mulheres e centrais sindicais; Encontro com o embaixador brasileiro em Ramalláh Paulo França e Conhecer o Muro da Vergonha.

Em ata, o Comitê divulga que "as entidades integrantes do comitê firmam a compreensão de que o povo palestino tem o direito a ter o seu próprio estado livre, democrático e soberano".

Na reunião foi ressaltado ainda que enquanto o povo palestino vem insistindo por uma paz justa para o conflito, os sucessivos governos israelenses continuam descumprindo e negando-se a negociar a paz com a retirada de suas tropas dos territórios palestinos ocupados.

Primeira Missão

O grupo realizou a primeira excursão para a Palestina em junho de 2012, onde foi registrado o encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas que recebeu o grupo em Ramallah, no Palácio Muqataa.


Foi marcada uma próxima reunião do Comitê pelo Estado da Palestina para o dia 7 de maio, terça-feira, às 19 horas, na BibliASPA, em São Paulo.
 
Da redação, Eliz Brandão para o Portal Vermelho