PCdoB-DF debate comunicação e redes sociais

Por João Negrão e Carlos Pompe

O PCdoB do Distrito Federal, em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, realizou, no dia 1de abril, Encontro de Comunicação e Redes Sociais, que reuniu jornalistas, publicitários e ativistas digitais, além de militantes de várias frentes de atuação na luta pela democratização.

PCdoB-DF debate comunicação e redes sociais

O evento foi aberto pelo presidente do Partido no Distrito Federal, Augusto Madeira, que expôs o papel da comunicação na luta ideológica que os comunistas travam na sociedade capitalista, enfatizando a importância da internet e das redes sociais como trincheiras destas batalhas. . “É nítida a campanha oposicionista que os grandes grupos da mídia estão fazendo nacionalmente e na Capital Federal. Nosso Partido, que participa desses governos, precisa ter uma ação mais articulada nos meios de comunicação e nas redes sociais, divulgando as conquistas alcançadas pelo movimento democrático e social e o trabalho que os comunistas desenvolvem dentro e fora dos governos. No ano que vem teremos eleição e precisamos tornar nossas lideranças mais conhecidas pelos eleitores”, afirmou.

O secretário de comunicação do PCdoB do Distrito Federal, Carlos Pompe, falou em seguida, traçando um panorama do trabalho da comunicação partidária. Destacou a atualização diária, de segunda a sexta, do Vermelho-DF, que conta com a colaboração do jornalista Luiz Aparecido, a edição semanal do Boletim do PCdoB-DF, a publicação de um folheto, no mês passado, sobre o Março Mulher, enfatizando a atuação da secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, que é dirigente comunista, e a próxima publicação de folheto sobre o aniversário de Brasília e a gestão do administrador da cidade, Messias de Souza, também dirigente comunista. “Estamos ainda com debilidades na comunicação para fora do Partido e no contato com a imprensa local, mas são desafios a serem enfrentados”, disse.

Sônia Corrêa, coordenadora do Centro de Estudos de Mídias Barão de Itararé em Brasília, iniciou sua exposição alertando para as investidas da mídia monopolista contra as mídias alternativas, exemplificando o caso do blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, que sofreu condenação judicial que quase foi obrigado a fechar sua página na internet, uma das mais lidas da blogosfera. Ao final do encontro foi aprovada uma nota de apoio a Azenha. Confira neste boletim.

A dirigente do Barão de Itararé também informou sobre as atividades do Centro em Brasília e das lutas pela democratização dos meios de comunicação, em especial a regulamentação da mídia. Uma proposta de Projeto de Lei de iniciativa popular está sendo articulada e será lançada em 19 de abril. Ela conclamou a uma ação mais organizada dos comunistas nas redes sociais e blogs. “Temos que ter um trabalho mais articulado, envolvendo o projeto político do Partido”, opinou.

Messias de Souza, também presente, lembrou que o debate sobre a comunicação é antigo, “está nas origens do próprio movimento comunista, pois consideramos que é o povo que faz a sua história e é preciso que a faça conscientemente. Consideramos os meios de comunicação não apenas instrumentos de divulgação, mas também de formação, de conscientização classista. Os oligopólios, na atualidade, tutelam ou tentam tutelar governantes e parlamentares. Tentam impor os pontos de vista de seus proprietários à sociedade. É uma luta desigual, mas tem que ser travada: as redes sociais podem ser um contraponto a isso”.

O secretário de Organização do PCdoB, Alan Bueno, destacou papel das comunicações e das redes sociais nas atividades partidárias, na implementação da política do partido e na atuação eleitoral.
Outros militantes também usaram da palavra para fazer suas análises sobre as redes sociais e as atividades partidárias e ainda sobre a política de comunicação do governo do Distrito Federal. Foi lembrado que os movimentos sociais participam de articulações visando implantar o Conselho de Comunicação Social do DF e a TV Pública. Estes são dois dos 14 pontos aprovados na Conferência de Comunicação do Distrito Federal, o Comunica DF, ocorrida no ano passado. Além da nota de apoio a Azenha e Viamundo, foram aprovadas a necessidade de reforçar o trabalho de informação e formação, indicações para a melhoria do boletim semanal, melhor divulgação do PCdoB-DF no Facebook e Tweeter, a realização de uma oficina de formação sobre como atuar na rede social e a constituição de um grupo partidário, com amigos e simpatizantes, de comunicadores na internet. Foi enfatizada, ainda, a necessidade de atuar nas rádios comunitárias e nos jornais de bairro.

Nota de Apoio ao Azenha:

Comunistas do DF solidários com Azenha e Viomundo

Dirigentes e militantes do Partido Comunista do Brasil do Distrito Federal que atuam na área de comunicação, reunidos na noite de 1 de abril de 2013, externamos nosso apoio ao jornalista Luiz Carlos Azenha e ao Blog Viomundo, vítimas de perseguição política do diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, amparado por uma decisão judicial que se assemelha aos Atos da infame Ditadura Militar.

Solidarizamo-nos com todos os blogueiros progressistas, ativistas digitais, profissionais de comunicação e todos aqueles que, através da mídia alternativa ao oligopólio das comunicações no Brasil, enfrentam com galhardia uma luta desigual para construir a democracia e garantir a liberdade de expressão do povo brasileiro.

Pelo fim da judicialização do direito a manifestação do pensamento!

Pela liberdade de expressão!

Pela democratização das comunicações!

Por um novo marco regulatório da comunicação no Brasil!

Brasília, 1 de abril de 2013.

Comunicadores do PCdoB-DF