Celac desenha política regional de proteção ambiental 

A Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe (Celac) perfila nesta quinta-feira (4) a sua agenda ambiental sobre eixos temáticos como recursos hídricos, mudança climática e biodiversidade, entre outras. São resultados de dois dias de conversas do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente da Celac, em Quito, capital do Equador. 

As informações foram dadas por Orlando Rey, diretor de Meio Ambiente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, em entrevista dada à Prensa Latina.

Rey teve a responsabilidade pela condução deste encontro em correspondência com a condição cubana como presidente pró-tempore do mecanismo de integração regional.

O especialista cubano explicou que tem se identificado como altamente importante o tema da mudança climática, pela influência transversal em outros problemas ambientais.

A mudança climática compromete o estado dos recursos hídricos, implica a deterioração da biodiversidade, aumento das enfermidades emergentes, extensão das pragas, entre outras, e portanto é uma prioridade para todos, de acordo com Rey.

“A biodiversidade é também um eixo da agenda regional, pois aqui se concentra o maior potencial de biodiversidade do planeta”, disse, e detalhou também que esta é chave não só pelo valor que tem em si mesma, mas também porque dela os humanos tiram seus alimentos, vestimentas e quase tudo o que usam na sociedade; é um tema de garantia e proteção do futuro.

Outro eixo desta agenda são os recursos hídricos, segundo o especialista, que afirmou que esta é também a região que mais possui água e onde mais se aplica o seu uso para produzir energia.

Rey sublinhou também a importância da água, não apenas em si mesma, mas com todos os temas incluídos ao seu respeito, como o direito humano à água e como base da economia de muitos países.

Esta reunião é a primeira do grupo, e por isso na agenda só ficaram desenhados os eixos de trabalho sobre os quais seguirão tratando nos próximos encontros.

Rey informou que outro encontro está previsto para o final do segundo semestre, para dar continuidade à coordenação de ações e à conformação do que será uma política ambiental regional.

A Celac, constituída em 3 de dezembro de 2011 em Caracas, Venezuela, agrupa 33 países da América Latina e do Caribe, atualmente sob a presidência de Cuba.

Trata-se do maior mecanismo regional de diálogo e concertação política onde se fortalecerão vínculos para consolidar a soberania e a integração.

Com informações da Prensa Latina