Bigardi exonera pastor e anuncia espaço para todas as religiões

O prefeito Pedro Bigardi anunciou neste domingo (7) a exoneração do pastor José Adilson Telles do cargo de auxiliar administrativo do Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde, Telles foi contratado para executar o serviço de capelão no São Vicente.

Pedro Bigardi - Cléber de Almeida

“O trabalho espiritual é importantíssimo, principalmente para o conforto dos familiares do paciente e tem tudo a ver com a humanização do serviço de saúde que estamos implementando na cidade. Todas as pessoas que desejam oferecer isso em sinal de amor e respeito ao próximo terão este direito garantido pelo Estado Laico no qual vivemos, mas desde que voluntariamente, sem nenhum tipo de pagamento”, afirmou o prefeito, após reunião com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, e com o superintendente do São Vicente, Fued Maluf.

De acordo com o prefeito, ninguém deve receber dinheiro do poder público para realizar tal missão. “Ao ser informado sobre esta contratação por parte do São Vicente, entendi a intenção de se organizar este trabalho dentro do hospital. Mas a Prefeitura de Jundiaí não pode e nem deve arcar com este custo. Isto cabe exclusivamente às entidades religiosas as quais estes representantes pertencem”, ressaltou Bigardi.

Diversidade


Pedro Bigardi anunciou também a criação de um local dentro do hospital destinado a todas as religiões. “Este espaço ecumênico servirá de apoio a qualquer missionário, independentemente da religião, para realizar o trabalho em apoio aos pacientes e familiares que estejam no São Vicente”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, o atendimento mais ágil, eficiente e humano no sistema de saúde da cidade já teve início apesar do pouco tempo de governo. Pedro Bigardi lembrou da abertura das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no horário do almoço (antes elas ficavam fechadas e as pessoas tinham de aguardar do lado de fora), da inauguração do PA (Pronto-Atendimento) no Centro da cidade, funcionando 24 horas, todos os dias (algo inédito no município), com 25 leitos e equipamentos de última geração, além do anúncio da construção das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) em diferentes regiões da cidade para comprovar o trabalho realizado em três meses num setor do município que há muitos anos necessitava de investimentos.

“Ainda teremos a reforma do Hospital São Vicente e a construção do novo hospital municipal”, destacou Bigardi.

De Jundiaí,
Emerson Leite
.