Comissão quer mais depoimentos sobre deterioração do Convivência

O vereador Vinicius Gratti (PSD), presidente da Comissão Especial de Estudos sobre o processo de deterioração do Centro de Convivência Cultural, afirmou que vai convidar representantes das secretarias de Serviços Públicos, de Segurança Pública e de Infraestrutura. Além do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e da Guarda Municipal para prestarem depoimentos sobre o processo de revitalização do Centro de Convivência.

Em sua primeira reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (04/04), a Comissão de Estudos traçou um cronograma de atividades que serão realizadas para auxiliar os trabalhos que envolvem a revitalização de todo o entorno do Centro de Convivência. O encontro contou com a presença do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi e de representantes da sociedade civil que cobraram do poder público soluções imediatas. Um dos assuntos discutidos durante a audiência foi a reforma do Teatro do Centro de Convivência.

O diretor de Cultura afirmou que esta aguardando a entrega de um laudo técnico –a ser produzido pela Concessionária Aeroportos Brasil/Viracopos, que apresentará as informações das reformas necessárias para o local– para que a prefeitura possa traçar um plano de revitalização. “Enquanto não tivermos esse laudo em mãos, qualquer tipo de informação com relação a planejamento e valores será mera especulação”, garante Rapassi.

O presidente da Associação Re-Convivência, Giovani Galvão disse que o poder público não está priorizando ações de revitalização do Convivência. Segundo ele, o processo não está sendo suficientemente transparente. “Não recebemos informações sobre a elaboração deste laudo técnico e não temos acesso as atividades que a prefeitura toma ou quer tomar. Nós queremos participar de todo o processo, não vamos aceitar uma 'solução' pronta”, ressaltou Galvão. Que também manifestou seu descontentamento em relação a morosidade dos trabalhos da prefeitura. “Quando há boa vontade as coisas acontecem”, ressalta.

Rapassi respondeu aos questionamentos garantindo que as etapas para a reforma do teatro será apresentada à população. “Ainda não temos um prazo, por parte da empresa para a conclusão do laudo, mas assim que ele estiver pronto será apresentado publicamente. Sabemos que nunca vamos conseguir agradar a todos, mas a prioridade da atual gestão é devolver o teatro para a população o quanto antes”, afirma.

O vereador e membro da CEE, Gustavo Petta (PCdoB) garantiu a todos os presentes que o poder Legislativo fará o seu papel com relação a fiscalização das futuras obras e reformas. “O objetivo da comissão é auxiliar as atividades do Executivo, mas não queremos mais perfumarias no Centro de Convivência, vamos fiscalizar para que a revitalização aconteça de maneira definitiva, séria e rápida”, finaliza.

“A comissão vai apresentar um relatório completo que indique soluções para todos os problemas do local, que vão desde a reforma do teatro até o combate ao uso de drogas e aos assaltos”, explica Gratti. A Comissão Especial de Estudos sobre o Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes é presidida pelo vereador Vinicius Gratti (PSD), tem como membros os vereadores Gustavo Petta (PCdoB) e Paulo Bufalo (PSOL).

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas