Cassação de comunistas de Santo André é tema de livro para 2013

No dia 5 de abril os dirigentes Renan Arrais e Aldo Meira estiveram em São Paulo em visita ao Comitê Estadual. Em bate-papo com o Vermelho São Paulo eles adiantaram que aguardam para este ano o lançamento do livro A Viagem Interrompida, as eleições comunistas na Santo André da década de 40, de autoria do pesquisador Eduardo Luiz Correia.

Renan Arrais e Aldo Meira, PCdoB de Santo André - Railídia Carvalho

Segundo Renan, que é presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Santo André, o lançamento do livro será uma oportunidade para recuperar a história de militância do PCdoB na cidade.

“É preciso resgatar a tradição de luta mostrando os heróis do partido em Santo André”, afirmou Renan. E por falar em memória, o PCdoB local está engajado, juntamente com diversos partidos políticos, sindicatos e entidades da sociedade civil, em uma iniciativa de coleta de depoimentos de pessoas que resistiram à ditadura militar em Santo André.

“Temos muitos militantes anônimos que apoiaram as ações de resistência à ditadura militar. Essa iniciativa quer trazer à público essas histórias como uma forma de colaborar com a comissão Nacional da verdade”, disse Renan.

Militantes do partido participaram no dia 27 de março do ato, realizado no sindicato dos metalúrgicos do ABC, e que colheu relatos de vítimas da ditadura militar.

Partido Renovado

O PCdoB em Santo André possui aproximadamente mil e quinhentos filiados. Apesar de não ter eleito nenhum vereador para a Câmara municipal, o partido aumentou a votação. Atualmente participa da administração municipal ocupando a secretaria adjunta de Administração e também responsabilidades nas áreas de Orçamento Participativo e Habitação.

“Habitação é um dos problemas mais graves em Santo André. Neste momento o prefeito está resgatando a cidade para os espaços de participação popular, os conselhos, o orçamento participativo”, contou Renan.

Ele complementou dizendo que os comunistas de Santo André estão mobilizados para o 13° congresso e pretendem fazer uma grande e ampla conferência na cidade. “Estamos integrados ao projeto do Comitê Estadual”, concluiu.

De São Paulo,
Railídia Carvalho