Cem dias de Haddad: conquistas e desafios

Fernando Haddad e Nádia Campeão estão completando 100 dias à frente da Prefeitura de São Paulo, um período curto, mas suficiente para a nova gestão imprimir marcas progressistas e de compromisso com o povo paulistano. E esta opção tem sido desenvolvida tendo como centro a união de esforços entre todas as esferas de governo – municipal, estadual e federal – com o objetivo de formar uma força-tarefa em favor da nossa cidade.

Por Alcides Amazonas*

Dentre essas primeiras conquistas, algumas merecem destaque especial: o início da fase de cadastramento do Bilhete Único Mensal deixou clara a vocação da administração para o atendimento das necessidades da população; as mudanças na inspeção veicular provam sua seriedade no cumprimento das propostas de campanha; e a intervenção durante desocupação no Jardim Iguatemi, na Zona Leste, demonstra sua sensibilidade social ao impedir o enfrentamento entre moradores e policiais e ao garantir a regularização do terreno.

No entanto, se há muito que ser comemorado, há também enormes desafios a serem enfrentados. A perspectiva, agora, é que a gestão Haddad possa avançar ainda mais e, para isso, será preciso uma atenção especial para as subprefeituras. Criadas com o objetivo de descentralizar a administração municipal e facilitar o diálogo com a população numa cidade de gigantescas dimensões, elas acabaram, nas últimas administrações, sendo desvirtuadas e tendo seu poder de atuação restringido.

Portanto, para conseguirmos estabelecer uma gestão realmente democrática, permeável às necessidades do povo, ágil e de amplo alcance, é preciso resgatar o papel dessas instâncias. As subprefeituras precisam ser fortalecidas, terem mais autonomia administrativa, mais recursos financeiros e estarem aberta à população. O desenvolvimento de instrumentos de participação popular na gestão pública, unido a uma visão avançada de nossa cidade, certamente ajudará a construir a São Paulo que desejamos.

* Alcides Amazonas (PCdoB) é deputado estadual

Artigo publicado no Diário de S. Paulo