Amazonas propõe ações de combate à fraude nos combustíveis 

O deputado Alcides Amazonas (PCdoB) se reuniu na tarde desta terça-feira, 9, com o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira, em companhia do coordenador-geral do escritório paulista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Francisco Nelson, e de seu coordenador substituto, Fernando Parenti. Em pauta, a retomada das ações da ANP no combate à adulteração dos combustíveis e os problemas da segurança pública no estado. 

Na foto (da esquerda para a direita) Fernando Parenti, Chico Nelson, Amazonas e o coronel Meira.

Durante a reunião, ficou acertada a intensificação da parceria entre a PM e a ANP na fiscalização aos postos que falsificam combustíveis, geralmente vinculados ao crime organizado.
Amazonas, que por sete anos chefiou a ANP no estado, foi responsável pela realização de operações de combate à prática a partir da formação de forças-tarefas envolvendo diversos órgãos públicos, como a ANP, PM, prefeitura, Procon, Contru, Ipem, Sefaz, Ministério Público Estadual, além do Sindcom e Sincopetro. O resultado do trabalho foi a redução dos índices de adulteração de 20% para cerca de 1%.

“Apesar de termos conseguido chegar a um patamar bastante baixo de adulteração na qualidade, a ANP, com Francisco Nelson à frente, continuará estas ações. Somente assim é possível garantir combustíveis de boa qualidade, que não prejudiquem os consumidores nem o meio ambiente. E a participação da PM é fundamental neste aspecto”, explicou Amazonas.

O parlamentar também sugeriu, na reunião, a retomada das articulações para a assinatura de um convênio entre o Corpo de Bombeiros e a ANP para um trabalho conjunto relativo ao gás liquefeito de petróleo (GLP), comumente usado nas residências. O objetivo é reduzir os riscos de acidentes resultantes do uso e acondicionamento inadequado do GLP e combater a pirataria.

Mais segurança para o povo

Alcides Amazonas também aproveitou a oportunidade para solicitar mais segurança para a população e levou demandas que recebeu nesses três meses de mandato.

Três solicitações foram feitas por moradores da Zona Leste. Uma delas diz respeito à instalação de uma base da PM na Praça Enedina de Souza, localizada nas proximidades da Avenida São Lázaro de Jerusalém, no Jardim Célia, Guaianazes. Os moradores alegaram haver na região tráfego constante de usuários de drogas e a ocorrência de roubos e assaltos.

Outro pedido foi feito pelos moradores do entorno e funcionários da Escola Estadual Luiz Umberto D’Urso, no Itaim Paulista, que tem sido alvo de depredações e vandalismo, além de seus professores já terem sofrido ameaças na saída da escola, especialmente no período noturno.
Ainda na Zona Leste, moradores pediram ao deputado a instalação de uma base da PM e intensificação do policiamento nas imediações da Praça José Felix Lisboa, no Conjunto José Bonifácio, Itaquera. No local, existe um galpão abandonado da CPTM ocupado por usuários de drogas que acabam por efetuar pequenos roubos no entorno.

Amazonas também levou ao comando da PM pedido feito por vereadores da cidade de Poá para aumentar o efetivo de policiais na cidade devido ao crescimento da violência e do tráfico de entorpecentes.

O coronel Meira foi receptivo a todas as solicitações e as encaminhou para a área operacional e se predispôs a continuar a parceria com a ANP.

“Nosso mandato é bastante aberto às solicitações da sociedade e entendemos que nosso papel é trabalhar para que haja uma constante evolução na qualidade de vida de nosso povo, especialmente nas periferias. É preciso que consigamos garantir mais segurança, mas também ações de resgate de nossos jovens através da educação, da cultura e do esporte. Ter estado com o coronel Meira foi uma importante oportunidade para enfatizarmos essas necessidades”, concluiu o deputado.

De São Paulo,
Priscila Lobregatte