Presidente da Câmara diz que vai pautar reforma política de novo

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), afirmou que a reforma política vai voltar à pauta de discussão da Câmara – mesmo que não haja consenso entre os deputados quanto à proposta – porque é uma matéria importante. Ele afirmou que pretende retomar a votação de propostas que mudam o sistema político em 30 dias. A reforma política entrou em pauta na terça-feira (9), mas a falta de acordo impediu sua votação.

Segundo Alves, o fato de o Plenário não ter votado, na terça-feira, a PEC que unificava as eleições demonstrou a dificuldade de se aprovar sugestões que precisem de quórum qualificado.

Diante do quadro, a estratégia será agrupar projetos que tratem do assunto para colocar em votação. “Vou tentar localizar projetos que possam, do ponto de vista eleitoral, somar três, quatro ou cinco tópicos pontuais para voltar a discutir (a reforma política) em 30 dias”, declarou em entrevista à TV Câmara.

“Foi uma grande frustração não ter conseguido que o Plenário começasse a votar algo próximo de uma reforma politica, porque há mais de 10 anos que ouço nesta Casa e falo da necessidade da reforma politica”, disse Alves.

Outra polêmica

Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente reconheceu que foi um erro ter posto em votação, ontem (quarta-feira) no Plenário, o requerimento de urgência para o projeto de lei que impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido durante a legislatura.

A discussão sobre a urgência gerou polêmica entre os partidos e a proposta foi rejeitada. Henrique Alves admitiu que a matéria não havia sido acordada na reunião de líderes desta semana. Ele disse que vai tentar incluir na pauta de votações da próxima semana a matéria, após discussão do assunto na próxima reunião do colégio de líderes.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara