Sistema contínuo de insulina no HRT

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) é a primeira unidade de saúde do Brasil a utilizar o Sistema Contínuo de Insulina (SIC), que consiste na instalação de uma bomba de infusão para atender os diabéticos.

Com o equipamento, o paciente monitora os níveis de glicose 24 horas por dia, configura as doses de insulina conforme suas necessidades e faz ajustes de acordo com a ingestão de alimentos e programa de exercícios.

No ano passado, a Unidade de Endocrinologia do HRT realizou 379 atendimentos pelo SIC. As bombas são equipamentos pequenos e portáteis que liberam insulina, de ação rápida, diretamente no organismo do paciente. Dessa forma, é controlada a taxa de açúcar no sangue. Além de realizar o procedimento, o hospital também fornece cateteres e cartucho de insulina, entre outros equipamentos necessários para o uso contínuo do sistema.

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e coordenadora científica do Polo de Pesquisa do HRT, Hermelinda Cordeiro Pedrosa, o ambulatório do SIC é uma terapia considerada padrão para os pacientes em tratamento. "O atendimento por esse sistema na rede de saúde do DF é altamente positivo. Sem dúvida, a experiência de Brasília tem se apresentado como um importante modelo de assistência ao paciente diabético", ressaltou a médica.

Todo o atendimento endocrinológico foi baseado no protocolo da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Associação Americana de Diabetes e artigos científicos europeus.

Requisitos

Para receber os serviços no ambulatório do SIC, o paciente deverá preencher alguns requisitos: ser encaminhado por médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada para a Subsecretaria de Atenção Primária em Saúde; ter participado da adequação do tratamento indicado pelo médico assistente; e realizar tratamento endocrinológico adequado, mas continua apresentando descontrole glicêmico ou episódios de hipoglicemias.