PCdoB São Paulo prepara o debate sobre os temas do 13º Congresso

A direção municipal do PCdoB de São Paulo iniciou a discussão sobre os temários do 13º Congresso Nacional do Partido. Reunida no último sábado (13), a orientação é mobilizar o conjunto da militância para aprofundar os debates sobre os dez anos do governo Lula/Dilma e também sobre a estruturação partidária nesse decênio

PCdoB-Capital

.
O secretário nacional de formação, Adalberto Monteiro, apresentou elementos da conjuntura nacional atual que influenciam na realidade dos brasileiros. Para ele, a regência maior e o pano de fundo de qualquer análise atual deve ser a crise do capital.
“Essa crise, que não tem data para acabar, levou o centro do capitalismo para um período de recessão”, defendeu Adalberto.

O secretário nacional de formação sustentou ainda que como reflexo da crise os “parlamentos europeus estão se transformando em meros legitimadores da banca financeira e isso é percebido com a asfixia da democracia e da liberdade nesses países”.

A evolução dos Bric´s – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e à África do Sul – com a formação de um banco para fomentar o desenvolvimento nesses países merece destaque na análise conjuntural. “Os Bric´s representam 55% da economia mundial. Isso é algo novo”, disse Monteiro.

Já sobre a realidade brasileira, a questão dos juros e controle da inflação, a necessidade de uma reforma da comunicação e como constituir um bloco de esquerda no centro do governo Dilma foram temas enfatizados pela militância.

Para Jamil Murad, presidente do comitê municipal, a presidenta Dilma Rousseff tem “comprado a briga” com os bancos que querem o aumento dos juros. “A presidenta Dilma tem encabeçado a luta contra os juros altos e por mais desenvolvimento, porque ela sabe que o Brasil tem que ampliar o índice de investimento”.

Segundo Adalberto, “as reformas democráticas precisam sim, do apoio do governo, mas precisa que os partidos as pautem na sociedade”. Para ele é a partir dessa elaboração que se dará a sustentação ao bloco de esquerda.

Assim que as teses ao 13º Congresso estiverem publicadas, o comitê municipal irá promover e estimular o debate acerca dos temários. “Estamos no leito da luta política e por isso o Congresso é muito importante para tirar diretrizes para o nosso crescimento e espaço social”, finalizou Jamil.

De São Paulo,
Ana Flávia Marx