Encontro de Organização pavimenta construção de grande congresso

A atividade aconteceu no último sábado (29) e reuniu os presidentes e secretários de organização das 40 maiores secções municipais do partido para debater a preparação do 13º Congresso e a apresentação dos temários que serão discutidos pelos comunistas nos próximos meses.

Encontro estadual de organização

O presidente estadual, Orlando Silva, falou dos temários e também do contexto atual brasileiro, marcado por mobilizações que, após a conquista da redução da tarifa em muitas cidades, os atos são entorno de diversas e diferentes bandeiras.

Para Orlando, é importante ter uma visão de conjunto e o PCdoB precisa continuar intervindo nos movimentos sindicais e sociais. “Nosso trabalho é permanente, somos uma força que busca o socialismo”.

Entre os temas que serão debatidos no 13º Congresso é central o balanço do período dos governos Lula e Dilma e articulada com essa avaliação as perspectivas traçadas para os próximos anos.

“O balanço e a perspectiva atualizada para o Brasil que devem ser realizados pelo Partido têm um referencial básico: a aplicação do Programa Socialista, a evolução da construção partidária e o nível de sua consequente intervenção no curso político, no movimento sindical e na luta de ideias”, orientar o documento do Comitê Central.

Preparação da Conferência em São Paulo

Embora ainda não tenha sido oficialmente convocado pelo Comitê Central, o encontro teve como objetivo preparar o partido para dar maior qualidade na mobilização do 13º Congresso Nacional em São Paulo.

Os dirigentes foram chamados para construir conjuntamente com a secretaria de organização uma grande conferência, do tamanho dos desafios dos comunistas no estado de São Paulo.

Segundo o secretário estadual de organização, Marcelo Cardia, a atividade teve a função também de um fórum de consulta às decisões que o comitê estadual irá tomar quando convocar a conferência.

“Esse fórum de presidentes e secretários de organização dos maiores comitês municipais terá a responsabilidade em auxiliar o comitê estadual a preparar, divulgar e controlar a mobilização das bases militantes da Conferência estadual”, falou Cardia.

A atualização do sistema utilizado pelo Comitê Central, a Rede Vermelha, foi apresentada na reunião e a novidade é que todos os comitês municipais terão acesso à Rede, com dados integrados de todos os filiados, que facilitará a organização dos partidos na cidade e estado.

“Nossa expectativa é de construir o congresso com grande centralidade na rede vermelha, com tiragem de delegados a partir das fichas já cadastradas neste sistema, o cadastramento e acompanhamento dos Organismos de Base também. A confecção das carteirinhas também serão a partir deste programa”, explicou Bruno Prado, da comissão estadual de organização.

Alessandra Costa, conhecida como Keka, responsável pelo departamento de quadros, fez um diagnóstico da situação dos dirigentes do estado, apontando as características dos quadros, em que frente militam, ancorando, inclusive com a formação dessas pessoas, ao detectar quantos já fizeram algum curso de formação mais direcionada.

"Os municípios precisam indicar secretarias municipais de organização mais estáveis, pois ela é a principal interface com o Departamento Estadual de Quadros e dar importância para que no processo congressual  construam Organismos de Base que possam ser contínuos", indicou Keka.

A política de finanças também fez parte da pauta e o destaque são as carteiras militantes e a ampliação do Sistema Nacional de Contribuição (Sincom).

O secretário estadual de finanças, Vanius Oliveira, quer com que essa questão seja debatida pelos comitês municipais. “A nossa batalha é para que todos os militantes tenham a carteirinha e façam parte do Sincom, mas nesse momento, é importante que, pelo menos, 50% façam como forma de garantir a construção da nossa conferência”.

De São Paulo,
Ana Flávia Marx