2 anos: Hospital Regional do Cariri supera 622 mil atendimentos
Abril é o mês de aniversário do Hospital Regional do Cariri. É com um balanço cheio de números que mostram a ampliação do acesso aos serviços de saúde da população dos 45 municípios da macrorregião que a Secretaria da Saúde do Estado comemora os dois anos do primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará.
Publicado 16/04/2013 10:26 | Editado 04/03/2020 16:28
No total, foram realizados 622.448 atendimentos. Desse total, 82.460 feitos na emergência do HRC, que fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo que liga Juazeiro aos municípios de Crato e Barbalha.
O total de cirurgias feitas ultrapassa os 10 mil. Somam 10.140, conforme relatório apresentado nesta segunda-feira, 15. Os números do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do hospital revelam que a população de 1,4 milhão de habitantes da macrorregião do Cariri tem mais acesso a exames depois da construção do HRC. A quantidade chegou a 504.876, incluindo exames complexos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. Somente tomografias foram realizadas 11.803. O HRC fez 2.649 ressonâncias magnéticas. Foi o primeiro hospital da rede pública a realizar ressonância no interior do Estado.
Rede de hospitais
Além do HRC, o governo do Estado construiu o Hospital Regional Norte, que fica em Sobral e já iniciou o atendimento a população de 55 municípios da macrorregião. No HRN, onde foram iniciadas as cirurgias eletivas e a realização de exames, no dia 30 deste mês começam as internações em UTI pediátrica, UTI neonatal e UTI adulto e a funcionar o centro obstétrico. O cronograma de funcionamento fica concluído no dia 20 de maio com o atendimento de urgência e emergência gineco-obstétrico, pediátrico, clínico ( adulto) e cirúrgico geral. Em Quixeramobim, o governo do Estado está construindo o terceiro hospital regional: o Hospital e Maternidade do Sertão Central. Até a Copa 2014 deve ficar pronto o Hospital Regional Metropolitano. O quinto hospital regional, que será construído no Maciço de Baturité, está em fase de estudo.
Fonte: Sesa