Centro de saúde de Itabuna recebe o nome de Conceição Benigno

O município de Itabuna, no Sul da Bahia, ganhou de volta, nesta terça-feira (16/4), o Centro de Referência em Doença Falciforme (CERDOFI), fechado durante a gestão do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), que esteve à frente da prefeitura até 2012. Para a reabertura, além de reformado, o centro também foi rebatizado, homenageando a médica Maria Conceição Benigno Magalhães, morta no ano passado.

A cerimônia de reinauguração aconteceu na tarde desta terça e contou com a presença do atual prefeito, Vane (PRB), do vice, Wenceslau Jr. (PCdoB), dos secretários municipal e estadual de Saúde, Renan Araújo e Jorge Solla, de prefeitos da região, além da presidenta da Bahiafarma, Julieta Palmeira, e dos superintendentes da SESAB, Alfredo Boa Sorte, Gisélia Santana e Vicenza Lorusso. A família de Conceição também esteve presente e agradeceu a homenagem.

“Nos sentimos muito honrados pela homenagem prestada à Conceição. Primeiro, pelo reconhecimento do trabalho prestado por ela à cidade, pelo compromisso dela com a saúde publica do município e do estado. Segundo, porque essa ação é um marco, é a primeira reinauguração em saúde da nova gestão. É uma marca do PCdoB na região do Sul. Estamos orgulhosos e agradecidos”, disse Davidson Magalhães, marido de Conceição e presidente da Bahiagás.

"Prestamos uma homenagem a Conceição Benigno pela sua luta pela qualidade da saúde pública no estado e principalmente em Itabuna", disse o secretário municipal de Saúde, Renan Araújo. Ele ressaltou que a inauguração do Centro de Referência representa o início de várias ações a serem implementadas pelo prefeito Vane, na tentativa de melhorar a qualidade da saúde pública.

Segundo Araújo, a secretaria não tem medido esforços para, junto com toda a gestão municipal, superar os problemas resultantes da administração anterior. Na ocasião, foram também inaugurados outros postos de Saúde, a exemplo do que está instalado no bairro de Califórnia, um dos maiores do município.

_____________________________________________________________________________

O Centro


Reformado e mantido com recursos da prefeitura, o novo CERDOFI vai contar com o atendimento de neurologistas, farmacêuticos, hematologistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. A previsão é de atender, na unidade, 500 pacientes com doença falciforme, 400 com traço de falciforme e 200 casos de outras doenças relacionadas à hemoglobina.

O centro especializado é um dos poucos no país instalados em um municipio do interior. A expectativa é de que o equipamento contribua para o diagnóstico precoce da doença e melho

re a qualidade do tratamento.

______________________________________________________________________________

A homenageada

Conceição Benigno era militante do PCdoB e se destacou pelos trabalhos desenvolvidos no município. Quando esteve à frente do Hospital Manoel Novaes de Itabuna, participou da Campanha do Aleitamento Materno, que rendeu ao hospital o título de “Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência).

No ano passado, a médica ocupava o cargo de diretora de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada na Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).
______________________________________________________________________________

Anemia Falciforme

Causada pela mutação de genes que produzem as hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio para órgãos e tecidos, a doença falciforme atinge, principalmente, a população negra e compromete a circulação sanguínea, provocando fortes dores. Dados do Ministério da Saúde de 2010 mostram que 3,5 crianças brasileiras nascem com a doença a cada ano e que outras 200 mil nascem com o traço falciforme, que causa a transmissão.

De Salvador,
Erikson Walla