Procon Fortaleza divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon Fortaleza foi divulgado, na tarde dessa quarta-feira (17/04), em entrevista coletiva na sede do órgão (Rua Major Facundo, 869 – Centro). É a primeira vez que o levantamento é realizado na Capital, sendo composto por 2.534 reclamações que lesionam ou ameaçam o direito do consumidor registradas em 2012.

O documento dá ênfase às 30 empresas contra as quais houveram mais reclamações, atendidas ou não. Além disso, consta lista dos temas que geraram a maioria das demandas, como produtos, serviços essenciais ou privados e assuntos financeiros. Dentre eles, o que teve maior índice foi o aparelho celular, com 271 reivindicações.

De acordo com o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, o objetivo do cadastro é informar a população. “É um ranking que deixa de sobreaviso as empresas que orientam o consumo. Por parte dos clientes, mostra as empresas que têm menos problemas”, afirmou. Ele diz que é importante considerar se os fornecedores cumprem as exigências do consumidor, já que cerca de 66% das reclamações fundamentadas são atendidas.

A medida cumpre determinação do Artigo 44 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que estabelece aos órgãos públicos a manutenção de cadastros atualizados. Após divulgação dos cadastros municipais, estaduais e do Distrito Federal, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) dará início ao Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Para a coordenadora da fiscalização do Procon Fortaleza, Auxiliadora Garcia, a tendência é que a busca por esse tipo de serviço seja crescente. “O Código de Defesa do Consumidor é historicamente novo, então o povo brasileiro ainda não é acostumado a ir no estabelecimento comercial e procurar o seu direito, seja para reclamar ou denunciar”, explicou.

O ranking do Município será disponibilizado para consulta pública, em cópia impressa, na sede do Procon, e pode ser conferido nos links abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3105.1183.

Ranking das Reclamacões Fundamentadas – Procon – 2012

Cadastro completo das reclamações fundamentadas – 2012

Fornecedores que geram mais reclamações fundamentadas
1º – Oi Móvel/Oi Fixo(Telemar)/Oi paggo, 186 ocorrências;
2º – Bradesco, 87 ocorrências;
3º – Comercial Rabelo Som e Imagem, 61 ocorrências.

Fornecedores que menos atendem às reclamações
1º – Caixa Econômica Federal;
2º – Santander;
3º – Tecno Indústria e Comércio de Computadores LTDA.

Fonte: Procon Fortaleza