Chico Lopes: “Aumento dos juros é passo para trás”

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar a taxa básica de juros da economia em 0,25 ponto percentual. Para o deputado, a decisão é um “passo para trás” na luta do Governo Federal e da sociedade por juros mais baixos e melhores condições para geração de emprego, renda e desenvolvimento, mas, caso se restrinja a esse percentual, sem novos aumentos num futuro breve, terá pouco impacto sobre a economia.

“Aumento só é bom de salário, de riqueza. Lamentamos essa elevação da taxa de juros, porque a luta da sociedade brasileira, de quem quer mais avanço, desenvolvimento, emprego e renda, é por juros mais baixos, por incentivo à produção e não à especulação financeira”, afirma Chico Lopes.

“Mas, se o aumento ficar nesses 0,25%, não vai haver tanto impacto na economia. Infelizmente, subir os juros acaba sendo a forma que o Banco Central encontra de intervir nesse mercado, quando o Governo deveria ir além, mexer no câmbio, fiscalizar mais os juros reais ao consumidor e os lucros dos bancos com os juros”, acrescenta Lopes.

“Não pode é essa subida agora indicar uma nova trajetória de alta da Selic. Precisamos é de mais investimentos, de mais obras de infraestrutura, para fazer a economia crescer, gerar emprego, valorizar as empresas brasileiras”, complementa o deputado.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)