Rússia oferece ajuda humanitária à China após terremoto

O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu à China ajuda humanitária e logística para amenizar as consequências do devastador terremoto que causou ao menos mais de 150 mortes e quase cinco mil feridos, na província de Sichuan.

Em um telegrama de condolencias a seu par chinês, Xi Jinping, Putin expressou a disposição da Rússia a prestar assistência na liquidação dos danos provocados pelo fenômeno telúrico, indica um comunicado do serviço de imprensa do Kremlin.

Com uma magnitude de 7 graus na escala de Richter, o terremoto assolou a localidade de Loshan, província de Sichuan.

O Ministério russo de Situações de Emergência notificou também a disposição de prestar assistência nas operações de resgate e labores de reconstrução, reportou a televisão.

Segundo a fonte, um enxame de três tremores foi registrado neste sábado (20) no oceano Pacífico, para perto de as ilhas Kurilas do norte, na região russa das Sakhalinas.

Brasil lamenta mortes

O governo brasileiro transmitiu condolências e solidariedade aos familiares, ao povo e ao governo da China. De acordo com nota do Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro tomou conhecimento “com grande pesar das mortes e perdas materiais provocadas pelo terremoto”. “O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao Governo da República Popular da China”, diz o texto.

Cerca de 6 mil soldados e policiais foram enviados para região para ajudar nas operações de resgate no epicentro do terremoto, a cerca de 115 quilômetros a oeste da capital da província, Chengdu.

Fonte: Prensa Latina e Agência Brasil