Ahmadinejad: A Venezuela é a porta-bandeira de um novo movimento

A Venezuela é a porta-bandeira de um novo movimento na América Latina e desencadeou uma grande onda popular na região, assinalou neste sábado (20) o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

Existe união e uma profunda aproximação entre a nação sul-americana e os iranianos, assegura Ahmadinejad que sublinhou também que a nação e o governo do falecido presidente Hugo Chávez realizaram uma grande tarefa.

O presidente persa indica ainda que no passado os países hegemônicos cerceavam no nascedouro qualquer movimento popular que despontava na América Latina, mas depois da chegada de Chávez ao poder, os países colonialistas e imperialistas já não puderam intervir na região.

“Chávez tinha uma fé exemplar e enfrentou os imperialistas, e com a presença popular, conseguiu impedir toda intervenção”, disse o presidente Ahmadinejad.

Apesar das conspirações e pressões do imperialismo, continua o presidente iraniano, e de seus esforços por apagar a doutrina de Chávez e sua revolução popular da cena política latino-americana, as eleições se realizaram de forma gloriosa. “Nós assistimos à cerimônia de posse de Nicolás Maduro e ao funeral de Chávez para manifestar nossa solidariedade”.

O presidente iraniano precisou que afortunadamente aumentam as relações do Irã com os países latino-americanos. Ele também assegura que as relações Irã-Venezuela continuarão. A continuará no caminho da justiça e “nós permanecemos ao lado da nação venezuelana e das nações do mundo que buscam a justiça”.

Finalmente, o líder persa explica que os sul-americanos constituem algumas das nações mais oprimidas, por isso considera um insulto as declarações de uma das autoridades estadunidenses que se referiu à América Latina como o “quintal” de seu país.

Hispan TV