Rússia rejeita solução militar e pede consenso pela paz na Síria

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (17) que rejeitará qualquer solução militar ao conflito na Síria e advertiu que fará oposição a uma possível intervenção armada.

"Se continuarem focados na questão militar, o conflito será ampliado, emergirão mais células da Al Qaeda e os massacres continuarão", advertiu o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma entrevista coletiva em Istambul.

O chefe da diplomacia russa, que faz uma visita oficial à Turquia, criticou que alguns países árabes tenham reconhecido a oposição como representantes do Estado sírio e também fornecido armamentos, algo que, segundo Lavrov, é contrário às leis internacionais.

"Alguns países insistem em que o conflito deve continuar até que um dos lados alcance a vitória, mas essa postura não é nada realista", ressaltou Lavrov.

O ministro russo cobrou mais respeito aos princípios de Genebra, estipulados em junho de 2012, que preveem um diálogo nacional.

"Não apoiamos uma mudança de regime, mas um consenso para alcançar a paz. As partes envolvidas devem cessar a violência e a luta armada de maneira incondicional. Caso contrário, seguirão perdendo vidas de civis", advertiu Lavrov.

Informações das agências