Equador reúne países afetados por multinacionais

Nesta segunda-feira (22), ocorre a 1ª Reunião Ministerial dos Países Latino-americanos Afetados pelos Interesses das Multinacionais, em Guayaquil, no Equador, que visa elaborar um plano comum de defesa dos interesses econômicos e sociais destes países.

Multinacionais - poluição

O encontro se desenvolverá sob o título "Construindo Alternativas para os Estados do Sul", destaca um comunicado divulgado pela chancelaria equatoriana, encarregada de organizar este encontro.A  reunião ocorre em um contexto no qual são a cada vez mais frequentes os julgamentos internacionais desfavoráveis para estas nações.

De acordo com o documento, os participantes buscarão criar uma frente comum para impulsionar posições nos foros multilaterais de caráter global e regional, bem como a discussão de acordos concretos para fazer respeitar as legislações nacionais dos países.

Os organizadores desta reunião esperam a participação de representantes da Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, San Vicente e as Granadinas e servidores públicos da Alternativa Bolivariana para os povos de Nossa América (Alba).

Este encontro surgiu por uma iniciativa dos chanceleres dos países da Alba reunidos em Caracas em fevereiro, e será um espaço importante para um intercâmbio de experiências com respeito a regulamentação e regulamento ambiental.

Equador recebeu o apoio da Alba frente "ao absurdo jurídico propiciado pela Chevron-Texaco", indicou a chancelaria.

Essa empresa estadunidense pediu ao Tribunal de Arbitragem de Haia suspender uma sentença judicial contrária a ela de 19 bilhões de dólares, por danos e prejuízos ao meio ambiente e população amazônica do Equador.

Fonte: Prensa Latina