Irã anuncia retomada das atividades do comitê sobre a Síria

O Egito anunciará em breve o reinício das atividades do comitê criado no ano passado para encontrar uma saída pacífica à crise síria, anunciou nesta segunda-feira (22) em Teerã o vice-chanceler iraniano Amir Abdolahian.

O grupo está formado pelo Egito, Irã, Turquia e Arábia Saudita segundo iniciativa do presidente Mohamed Morsi, e no ano passado se reuniu no Cairo e na sede central da ONU, com a ausência do reino wahhabista.

As autoridades egípcias anunciarão em breve a data da próxima reunião, disse o vice-chanceler encarregado de assuntos árabes e africanos, que em 30 de março se reuniu no Cairo com o enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, sem que fossem divulgados os resultados do encontro.

Na semana passada, Brahimi declarou na ONU que é partidário de eliminar a Liga Árabe do processo devido aos constantes obstáculos que ela apresenta à busca de uma saída pacífica ao conflito no país árabe.

No mês passado, os países membros acordaram em uma cúpula extraordinária no Catar que concederiam o assento da Síria aos integrantes do CNS, conselho que representa os grupos que pretendem derrocar o governo de Bashar al-Assad.

Abdolahian considerou "um escandaloso fracasso da ingerência militar estrangeira na Síria", horas depois que meios egípcios anunciaram que o presidente Morsi se pronunciou a favor de reuniões entre as autoridades de Damasco e os opositores.

Até o presente, Morsi se pronunciava pela renúncia imediata do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Ambos anúncios surgem depois de revelações sobre a mobilização de forças estadunidenses na Jordânia perante o aprofundamento da crise síria, segundo anunciado pelo ministro de Informação desse país, Mohamed Momani.

As declarações do titular foram desmentidas imediatamente pelos comandos militares do reino Hachemita, ao explicar que a chegada dos 200 soldados não está relacionada ao conflito sírio.

Fonte: Prensa Latina