Enviado especial russo chega ao Irã para discutir crise síria

Um representante especial do presidente russo Vladimir Putin para o Oriente Médio, Mikhail Bogdanov chegou nesta quarta-feira (24) a Teerã à frente de uma delegação, para examinar temas bilaterais e esforços diplomáticos voltados para a solução da crise síria.

Bogdanov visita Teerão a convite de seu homólogo persa, Hossein Amir Abdollahian, em meio a renovados esforços para resolver o conflito sírio e como parte de uma série de visitas de diplomatas russos vinculadas ao tema.

No início desta semana, o presidente egípcio, Mohamed Mursi, propôs o reinício das gestões de mediação do comitê criado por sua iniciativa em setembro do ano passado durante a 16ª Cúpula do Movimento de Países Não Alinhados.

O grupo é integrado por Egito, Irã, Turquia e Arábia Saudita, que se absteve de comparecer às reuniões programadas para a sede central da ONU em finais do ano passado e em fevereiro deste ano, durante a Cúpula da Organização de Cooperação para os Países Islâmicos.

As apreensões sobre o curso dos acontecimentos na Síria cresceram na semana passada pelo deslocamento para a Jordânia de um contingente de 200 especialistas militares dos Estados Unidos com a missão de preparar-se para diversos cenários derivados da crise nesse país árabe, segundo o ministro da Informação Mohamed Momani.

Os comandos militares do reino Hachemita jordaniano desmentiram as declarações do titular e asseguraram que a presença dos militares estadunidenses faz parte dos preparativos para manobras conjuntas.

A Rússia, assim como o Irã e a China, se pronunciam a favor de uma saída negociada para o conflito, estimulado pelos Estados Unidos, seus aliados da Otan e países árabes

Prensa Latina