Chilenos solicitarão que Celac avalie morte de Salvador Allende 

Os dirigentes do Partido Socialista Allendista (PSA) chileno, Esteban Silva e Carlos Moya e o advogado Roberto Ávila Toledo, que demandam o caso pela morte do ex-presidente Salvador Allende, rechaçaram nesta terça-feira (23) a possibilidade do encerramento da investigação.

Salvador Allende

Em comunicado, anunciaram que solicitarão aos presidentes da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac) que este tema seja tratado em sua próxima cúpula, que será realizada em Cuba.

Toledo destacou que o encerramento é absolutamente improcedente “Estamos apresentando declarações dos três coveiros de Allende, feitas ante um notário em 1990, que mostram que o rosto dele não estava deformado. Isso desmente a morte com um fusil AKA, que nunca apareceu no processo.” também afirmou que “É um absurdo sustentar que não há ação de terceiros na morte do doutor Allende, quando há um palácio bombardeado e incendiado e dezenas de seus colaboradores assassinados”. 

Por sua vez, Esteban Silva informou que um eventual fechamento do processo consolidaria uma inaceitável impunidade. “Por trás da ideia de que havendo suicídio não haveria responsabilidades de terceiros, se esconde a concepção de impunidade que impregnou a transição pós-ditatorial e foi aprofundada pela democracia limitada e binominal até os dias de hoje”, ele disse ainda que recorrerão aos presidentes progressistas e da esquerda latino-americana sobre o caso. 

Golpe 

Em setembro de 2012, a justiça chilena anunciou o fechamento do caso sobre a morte do estadista durante o ataque ao palácio La Moneda, em 11 de setembro de 1973, e concluiu Allende se matou. 

Segundo o veredito da Corte, Allende suicidou-se enquanto o palácio de governo era bombardeado, para evitar ser pego pelos militares a mando de Augusto Pinochet. Diversas testemunhas sobre o dia do golpe militar afirmam que o mandatário lutou e resistiu apesar do combate desigual com os golpistas.

Ouça o último discurso de Salvador Allende na Rádio Magallanes:


Com Agências