Ahmadinejad: Inimigos querem desintegrar países independentes

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, alertou nesta quinta-feira (25) que países ocidentais buscam estender a insegurança na região para desintegrar os países da região.

“Os inimigos pretendem criar a instabilidade para logo desintegrar os países da região. Eles tramaram conspirações em todos os países da região e a única maneira que neutralizaria essas conspirações é estreitar os laços de unidade e cooperação entre as nações”, afirmou Ahmadinejad.

As declarações do mandatário persa foram feitas em reuniões bilaterais com os novos embaixadores do Líbano, África do Sul e Comores em Teerã, respectivamente Fadi Hay Ali, R.G. White Hed e Ahmad Abdolá Mowatan.

Durante os encontros, Ahmadinejad ressaltou que os países independentes como a República Islâmica do Irã, o Líbano, a África do Sul e Comores compartem pontos de vista comuns e se esforçam em uma mesma linha para o estabelecimento da independência, da justiça e da paz em todo o mundo.

O chefe do Executivo iraniano insistiu também na necessidade de que se reforcem as relações com esses países em diferentes campos depois de qualificar de “amistosas” e “históricas” as relações entre as quatro naciones.

O embaixador do Líbano, Fadi Hay Ali, defendeu a expansão da cooperação entre Teerã e Beirute e destacou que ambos os países têm as mesmas posições políticas a respeito de muitos assuntos regionais, como a questão palestino.

Por outro lado, o diplomata sul-africano transmitiu a Ahmadinejad que “não há nenhum obstáculo para o desenvolvimento das relações bilaterais” entre os dois países.

Quanto ao embaixador de Comores no Irã, considerou “fraternais” e “profundas” as relações entre seu país e o Irã e ressaltou a capacidade que têm ambas partes para fortalecer sus vínculos.

Hispan TV