Cuba fará encontro de solidariedade com mais de mil delegados

Mais de mil dirigentes sindicais e de organizações sociais de dezenas de países participarão no dia 2 de maio em Havana do Encontro de Solidariedade com Cuba, segundo informações dos organizadores aos meios de comunicação.

No foro previsto para o dia seguinte à celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores sertão transmitidas experiências de solidariedade e abordados os preparativos do 20º Congresso da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), precisou Raymundo Navarro, dirigente dessa entidade.

O integrante do Secretariado Nacional da CTC explicou ao jornal Granma que o encontro representará um espaço para render homenagem ao recentemente falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez, assim como para respaldar a Revolução Bolivariana que ele liderou.

Segundo Navarro, no Palácio de Convenções -sede da reunião – será exibido um documentário com exemplos de como os trabalhadores cubanos enfrentam o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha durante mais de meio século.

Está prevista também uma intervenção da presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Kenia Serrano, que dará detalhes sobre a solidariedade internacional coo o país caribenho, assinalou.

Kenia Serrano também exporá aos líderes sindicais e ativistas sociais presentes no foro a situação atual da luta mundial pela liberdade dos cinco antiterroristas cubanos condenados nos Estados Unidos.

Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González foram presos em 1998 por seu trabalho de seguimento aos grupos violentos que desde Miami organizam ações contra Cuba.

Prensa Latina