Proposta de Inácio Arruda que valoriza o BNB é acatada

O relator da Medida Provisória nº 600-2012, deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), acatou emenda do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que estende ao BNB a autorização para a União conceder subvenção econômica nas operações com produtores rurais localizados em Municípios atingidos por desastres naturais, inclusive pelos efeitos da estiagem.

Na sua versão original, concedia subvenção econômica apenas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Ao tomar conhecimento de seu teor, o senador Inácio Arruda acrescentou o BNB: “O BNB atua em toda região atingida pela seca e que aflige cerca de 10 milhões de pessoas. Ali são necessárias medidas para facilitar e ampliar a concessão de crédito aos produtores, especialmente os rurais para investimento, capital de giro e custeio agrícola e pecuário, prejudicados pela estiagem, como forma de fomentar a recuperação econômica dos municípios que vêm sofrendo os efeitos da seca. Por isso o incluímos na autorização”.

A proposta, que contou com o apoio do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), teve o pleno reconhecimento do deputado baiano, para quem o BNB “dispõe de condições técnicas, logísticas e financeiras muito mais adequadas ao atendimento de emergência dos 1.200 municípios nordestinos atingidos por desastres naturais do que o BNDES. Acrescente-se a isso que a inclusão deste histórico banco regional na autorização para a concessão de subvenções econômicas em nada prejudicará a atuação do BNDES e ainda possibilitará uma abrangência maior do programa”.

O parecer do relator será apreciado pela Comissão Mista do Congresso que analisa a MP-600-12 e, se aprovado, seguirá para o Plenário da Câmara.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)