Inácio diz que unificação do ICMS beneficia apenas São Paulo 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou nesta quarta-feira (24) que o projeto de autoria da Presidência da República que pretende unificar as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) irá prejudicar os Estados da região Nordeste.

A declaração do parlamentar cearense, único senador presente no café da manhã promovido pela Bancada do Nordeste, ocorreu após afirmar que a proposta é feita para beneficiar apenas o estado de São Paulo. "Quem ganha com esta matéria é o governo de São Paulo e as empresas lá situadas", comentou.

Com relação ainda a discussão da matéria, exclusiva de tramitação no Senado, Inácio disse que espera que o governo não aprove o projeto "do jeito que está". Ele defende a aprovação da matéria vinculando as alíquotas atuais do ICMS praticadas para aquelas empresas que receberam isenção fiscal dos governos nordestinos e lá se instalaram. Ele teme que sem estas isenções, a maioria das empresas faça uma revoada para os principais centros industriais do País.

Sem inimizade

O senador pelo PCdoB afirmou ainda que os órgãos regionais, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), devem parar de se comportar como se fossem inimigos. "Esta rivalidade entre os dois órgãos não ajuda em nada no desenvolvimento do Nordeste", disparou.

Ele avalia que os dirigentes da Codevasf acreditam que serão beneficiados com uma possível incorporação do DNOCS pela empresa estatal responsável por programas de irrigação em parte do Semiárido nordestino.

Fonte: Agência Política Real