Fórum de Mobilização Antimanicomial acontece em Juazeiro

Começou na última quinta-feira (26/4), no município de Juazeiro, o III Fórum de Mobilização Antimanicomial/ I Seminário Intersetorial de Articulação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) do Vale do São Francisco. O evento – que conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro e pretende articular ações para garantir os avanços necessários nas redes de atenção em Saúde Mental – acontece na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) até esta sexta-feira (26).

Segundo a coordenadora de Saúde Mental em Juazeiro, Cilene Duarte, presente no Fórum representando o secretário da saúde, Cássio Garcia, o encontro é um momento importante para discutir e planejar todas as necessidades e continuar conquistando maiores investimentos para a área no município.

“Encontramos em 2009 a rede fragilizada, com carência de recursos humanos e equipamentos. Foram contratados novos funcionários e adquiridos materiais para melhorar os cuidados e qualificar os serviços. A gestão continua sensibilizada com a situação em respeito aos princípios básicos do SUS e já formula novos projetos para ampliação da rede. Ainda falta muito a ser implantado, mas muita coisa na região já está melhorando. Vamos continuar expandindo e tornando esta rede mais organizada”, garantiu.

Para a pró-reitora de extensão da Univasf, Lúcia Marisy, a garantia dos direitos à saúde deve ser assegurada. “Este evento será belíssimo, animado com artistas e muito debate. Esta é uma rede muito importante, que merece total atenção, pois é quando lançamos estratégias para avançar os atendimentos no sertão. Eu mesma já me convenci que somos todos loucos. Eu mesma sou louca por tudo que faço, sou louca pela arte, pelo meu trabalho, pela música, pela vida”, concluiu.

Na opinião de uma das integrantes da Área Técnica da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Marcela Lucena, o evento promove um espaço com formatação de novas ideias e visões. “Esta região é de uma potência muito grande, onde podemos ter mais avanços. O Fórum é um momento de reflexão para realização dos encaminhamentos necessários. Sabemos das limitações de ordem técnica, financeira e política, mas podemos produzir muito mais e investir em mais saúde e melhorias dos atendimentos nos RAPS”, disse.

Para o usuário do CAPSII, em Juazeiro, Reginaldo Dias, estas atividades são necessárias para melhorias dos serviços. “Há 9 anos que faço tratamento e já realizo várias atividades normais, como levar minha irmã na escola e ir ao supermercado. Estou bem melhor porque recebo boa atenção”, contou.

O fórum – organizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans) – é aberto ao público e está reunindo profissionais da atenção básica, NASF, Saúde Mental, usuários, estudantes, familiares, profissionais e gestores dos serviços de saúde mental dos municípios da microrregião de Juazeiro e Petrolina.

Ascom/ Prefeitura de Juazeiro