Irã adverte que tempo de negociação está acabando

O tempo das negociações está se esgotando, advertiu neste sábado o chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi, em alusão à demora do Grupo 5+1 em anunciar uma data para reiniciar as conversas sobre a questão nuclear.

Akbar Salehi declarou à imprensa aqui que o presidente cazaque, Nursultan Nazarbaiev, expressou a disposição de que seu país seja de novo a sede das negociações entre o Irã e as cinco potências membros permanentes do Conselho de Segurança, Rússia, China, Estados Unidos, França e o Reino Unido, mais Alemanha.

O Irã opõe-se a qualquer perda de tempo nas conversas, afirmou o titular em seu retorno da 3ª Conferência Ministerial do Coração de Ásia, que encerrou na sexta-feira (26) em Almaty, capital do Cazaquistão, e que também foi palco das reuniões entre Teerã e seus interlocutores do 5+1.

"A senhora Ashton comprometeu-se a contatar-nos; não devemos permitir que o tempo se esgote; o Irã sempre tem manifestado sua disposição às negociações", sentenciou o chanceler.

Em 6 de abril, o Irã e o 5+1 realizaram uma rodada de conversas que se estendeu por dois dias, e o porta-voz oficial da chancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast, as qualificou de positivas.

O Irã reivindica o direito a dominar a tecnologia nuclear com fins pacíficos, mas as potências ocidentais alegam que persegue objetivos militares.

Fonte: Prensa Latina