Irã: Ocidente devia valorizar cooperação do país com AIEA

O representante permanente do Irã perante a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltanieh, afirmou nesta quinta-feira (25) que os países ocidentais devem valorizar a cooperação de Teerã com a Agência, assim como o fato de o país persa ser membro do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

“Os Estados Unidos e seus aliados têm que agradecer ao Irã como um país integrante do TNP que mantém contínua colaboração com os inspetores da AIEA”, assinalou Soltanieh.

O titular persa criticou as flagrantes violações dos conteúdos do TNP por parte de alguns de seus membros cujas ogivas nucleares, agregou, são a “mais grave ameaça” para a espécie humana.

“Alguns integrantes do TNP não cumprem as responsabilidades que assumiram em virtude dos artigos 4 e 6 do tratado sobre a transferência de tecnologia nuclear para fins pacíficos e a destruição de armas nucleares, respectivamente”, denunciou.

De acordo com Soltanieh, as potências mundiais não só se abstiveram de levar a cabo o processo de desnuclearização, como exige o TNP, como aumentaram consideravelmente seus gastos em armas nucleares desde 2010.

“Os acordos milionários entre os Estados Unidos e o Reino Unido para o submarino nuclear Triton, a venda de submarinos ao régime israelense por parte da Alemanha e a instalação de armas nucleares na Europa põem em relevo que o TNP ainda enfrenta muitos desafios complexos”, acrescentou .

Apesar de que Teerã defende que o objetivo de seu programa nuclear é gerar energia para uso civil e pacífico, os Estados Unidos e alguns de seus aliados insistem em acusar Teerã de que suas atividades nucleares têm fins militares.

O irã, além de rechaçar tais acusações, recorda que, como membro da AIEA e signatário do TNP, tem direito a adquirir e desenvolver tecnologia nuclear com fins pacíficos.

Hispan TV