CTB realiza ato comemorativo do Dia do Trabalhador na Carioca

 A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizaram no dia 30 de abril, no Largo da Carioca, um ato comemorativo e de luta em homenagem ao Dia do Trabalhador (1º de Maio).

Batista fala em ato no Dia do Trabalhador

 O ato, que reuniu diversas entidades dos movimentos sociais como a União Brasileira de Mulheres (UBM), a União da Juventude Socialista (UJS), a Federação de Associação de Moradores do Rio de Janeiro (FAMERJ), a União de Negros pela Igualdade Racial (UNEGRO), dentre outros, teve como eixo principal a defesa da CLT.

Presente na atividade, o Presidente do Comitê Estadual do PCdoB, João Batista Lemos, afirmou que esse primeiro de maio é um marco não apenas da defesa da CLT, mas pela atualização da mesma tendo em vista a ampliação de direitos para a Classe Trabalhadora:

– Nós estamos aqui para defender a CLT e ao mesmo tempo para lutar para atualizar a CLT. Hoje nós queremos 40 horas semanais sem redução de salário, queremos comissão sindical de trabalho dentro das empresas, o fim do fator previdenciário, uma previdência pública e solidária, uma Reforma Política que garanta o financiamento público exclusivo de campanha e a democratização da mídia.

A Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também marcou presença na atividade e ressaltou a importância de se unir as bandeiras de luta da classe trabalhadora com as bandeiras de luta democráticas que, segundo a deputada, são fundamentais para que os trabalhadores conquistem os avanços pelos quais tanto lutam:

– O primeiro de maio comemora em parte conquistas e por outro lado chama atenção sobre bandeiras que precisam avançar como a redução das desigualdades, a luta contra a exploração no mundo do trabalho, e pela igualdade de gênero. É também um dia para se politizar o debate sobre os rumos do nosso País de modo que a democracia não se perca sob o olhar do trabalhador. Então, é um dia para se lutar também pelo financiamento público de campanha, de modo que o congresso tenha maioria representativa dos trabalhadores e pela democratização da comunicação, em busca de garantir a variedade e pluralidade de opiniões possam prevalecer.

Maurício Ramos, Presidente da CTB-RJ, lembrou que o primeiro de maio é um dia de comemoração, mas também de lutar por mais avanços para a classe trabalhadora:

– Os avanços na tecnologia demonstram perfeitamente que é possível reduzir nossa jornada sem redução salarial. Essa é uma bandeira que a CTB levanta aqui no Largo da Carioca. Uma bandeira que une todos os trabalhadores brasileiros, todas as centrais. Assim como a luta contra o fator previdenciário que corta o salário do trabalhador entre 38 e 42% quando chega a hora da aposentadoria.

Durante o ato, militantes do Partido Comunista do Brasil, da CTB e das demais entidades presentes fizeram uma grande panfletagem no largo da carioca, dialogando com a população acerca da necessidade de se buscar mais avanços para os trabalhadores do nosso país. A Deputada Estadual Enfermeira Rejane também esteve presente na manifestação e parabenizou a central pela manifestação:

– A CTB está de parabéns de vim fazer esse ato maravilhoso no centro do Rio de Janeiro convidando todos os trabalhadores a se engajarem nessa luta. Só com muita unidade vamos conseguir vencer a correlação de forças que existe. Eu tenho certeza que a classe trabalhadora, ao se conscientizar do seu papel, vai conseguir mudar o rumo do País. Dar o rumo que a gente defende. O rumo socialista. E é nesse sentido que o nosso partido, a nossa CTB, trabalha para que transformar essa sociedade.