Começa hoje auditoria da eleição venezuelana pedida pela oposição

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que terá início nesta segunda-feira (6) a auditoria ampliada dos 46% das mesas de votação da eleição presidencial de 14 de abril. A medida será realizada após pedido da oposição.

Auditoria CNE - Carlos Meza

No procedimento será comparados os dados das atas de escrutínio emitidas pelas máquinas de votação com os comprovantes depositados nas urnas. Este processo terá duração de 30 dias e serão verificadas, diariamente, 350 urnas, até completar um total de 10.500.

Acompanhe o especial do Portal Vermelho sobre as Eleições na Venezuela

Vale lembrar que 54% das mesas já foram auditadas no mesmo dia da eleição, de acordo com o estabelecido pelas normas eleitorais do país. Em 18 de abril, foi realizado o escrutínio em uma mostra aleatória de 0,5% das mesas e em ambos os casos o resultado foi de zero erro.

Deste procedimento participarão 24 auditores, 60 assistentes externos e igual quantidade de pessoas do CNE, seis coordenadores externos, 12 do poder eleitoral e 30 técnicos de organizações políticas.

Apesar do pedido inicial ter partido da oposição liderada por Henrique Capriles Radonsky, o setor declinou sua participação do processo sob o argumento de que este mecanismo previsto pela lei eleitoral não cumpria com suas aspirações, que vão além da avaliação programada.

Com TeleSUR