Maduro: Venezuela fortalecerá Mercosul e integração regional

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, enfatizou nesta terça-feira (7) que o trabalho da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul) aspira fortalecer o bloco para convertê-lo em um poderoso imã para a integração do continente americano.

Maduro e Mujica - Prensa Miraflores

“Aspiramos estar aqui para que a Venezuela, em nome do comandante Hugo Chávez, assuma a presidência do Mercosul para dar nossa contribuição no Caribe, de maneira humilde mas significativa, para a mudança do bloco e para seu fortalecimento, porque o Mercosul tem que mudar para converter-se em um poderoso espaço, um imã da união econômica da América do Sul e do continente”, acrescentou. 

Leia também:
Maduro chega ao Uruguai em visita aos países do Mercosul

Após reunir-se com o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, na residência presidencial Suárez e Reyes, em Montevideo, aplaudiu a aceleração da solicitação de incorporação da Bolívia ao Mercosul, assim como do Equador e destacou que a instancia regional atualmente se consolida como um grande espaço econômico da região.

Por sua vez, Mujica destacou que organismos regionais como a União das Nações Sul-americanas (Unsaul), Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e a Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), permitem o crescimento e fortalecimento das relações entre os países latino-americanos.  Os presidentes firmaram nove acordos de cooperação binacional em matéria de Saúde, Defesa, Turismo, Cultura, Soberania e Segurança Alimentar, Energética entre outros.

A Venezuela ingressou como membro pleno no Mercosul em 31 de julho de 2012, durante uma cúpula extraordinária realizada em Brasília. O bloco regional foi criado em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tradado de Assunção. Argentina, Brasil e Uruguai são membros plenos e agora a Venezuela se soma a esta condição.

Maduro se reunirá na quarta-feira (8) com a presidenta da Argentina, Cristina Fernádez de Kirchner, e na quinta terá um encontro com a mandatária do Brasil, Dilma Rousseff. 

Com Agências