Ex-guerrilheiros participam de fórum pela paz na Colômbia

Ex-guerrilheiros colombianos do M-19 do Exército Popular de Libertação (EPL) participarão nesta quarta-feira (8) em Medellín, do segundo fórum “Preparémonos para la Paz” onde relatarão suas experiências na política e debaterão sobre os processo de paz na Colômbia.


Delegação de paz das Farc nos diálogos com o governo colombiano

O encontro, organizado pelo governo de Antioquia com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, participarão Jaime Alvaro Fajardo, que fez parte da delegação de paz no processo com o EPL e o ex-membro do M-19, Antonio Navarro.


Leia também:
Senado colombiano realiza 1º encontro sobre processos de paz

O objetivo é preparar a população para um eventual acordo entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) que iniciaram esta semana a segunda fase dos diálogos para acabar com o conflito armado naquele país.

Em declarações para o jornal El colombiano, o governador antioquenho, Sergio Fajardo, explicou que com estes encontros se busca “virar a página, cicatrizar feridas, explicar as vontades de firmar a paz”.

O primeiro encontro se realizou em 11 de março e analisou a questão das vítimas. A intenção deste exercício pedagogia de reconciliação e convivência, que se estenda por todo o território.

Na terça-feira (7) se desenvolver no Capitólio Nacional um encontro similar onde participaram o presidente do Senado, Roy Barreras e ex-combatentes de M-19, do Partido Revolucionário dos Trabalhadores e do Movimento Quintín Lame.

No encontro Barreras destacou a necessidade de criar uma equipe que construa a paz  a partir da experiencia, não só neste processo, mas na etapa pós-conflito, que inclua a todos. O governo e as Farc instalaram em Havana uma mesa de conversas com a tentam encontrar uma saída pacífica para o conflito. As conversas começaram em novembro de 2012.

Fonte: TeleSur 

Acompanhe o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz