Museu da Infância e do Brinquedo abre exposição

Como brincam as crianças num remoto povoado africano? E nas aldeias indígenas, com o que brincam os meninos e meninas? Perguntas assim podem ser respondidas numa visita à exposição "Jogos e brinquedos do mundo", que fica em cartaz na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana), em Fortaleza.

A mostra é promovida pelo Museu da Infância e do Brinquedo (MIB) da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e coordenado pelo Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida. Fica em cartaz de 13 de maio a 30 de agosto de 2013.

A proposta da exposição é apresentar jogos, brinquedos e registros de atividades lúdicas que demonstrem o significado do brincar em várias culturas. Os visitantes poderão conhecer jogos, brinquedos e brincadeiras materiais e imateriais, oriundos de diversos países, além de conferir fotografias, vídeos e documentários sobre o ato de brincar.

As visitas são abertas ao público em geral. No caso de instituições, como escolas, ONGs e faculdades, que desejarem levar grupos para visitas guiadas é só agendar. Os organizadores disponibilizaram um formulário no site do Museu www.mib.ufc.br e no blog: http://mibufc.blogspot.com.br. No dia agendado deverão ser levados impressos e assinados os formulários. Outra opção de agendamento é enviar ofício destinado ao coordenador do MIB pelo e-mail: [email protected].

O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, com 72 horas de antecedência à visita. “Para realizar visitas guiadas receberemos grupos de 10 pessoas no mínimo e 40 no máximo. A visita guiada terá um tempo de 1 hora. O transporte e o deslocamento dos visitantes até o Museu da Infância e do Brinquedo ficam sob a responsabilidade de cada instituição ou visitante”, orienta o coordenador. No sábado e domingo o Museu é aberto para visita espontânea do público em geral.

Horários para agendamento

Manhã

Horário A: 8h às 9h
Horário B: 9h às 10h
Horário C: 10h às 11h

Tarde

Horário A: 14h às 15h
Horário B: 15h às 16h
Horário C: 16h às 17h

Saiba mais

O Museu da Infância e do Brinquedo da UFC visa à pesquisa, sistematização e divulgação do conhecimento transdisciplinar do patrimônio cultural lúdico da infância material e imaterial, entendendo esse saber como instrumento de construção de identidades coletivas e de requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança, do jovem e do adulto.

Mais informações: Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, coordenador do Museu da Infância e do Brinquedo da UFC – (fones: 85 3366 92.16) / E-mail: [email protected].

Fonte: Agência da Boa Notícia