Jornada da Juventude termina com passeata e ato na ALPB

 Entidades juvenis, lideradas pela UNE e UJS, concluem com passeata pelas ruas de João Pessoa e Sessão Especial na Assembléia Legislativa, a Jornada de Luta da Juventude.

Juventude termina Jornada na ALPB

 Terminou no último dia 09 de Maio a Jornada de Luta da Juventude Paraibana que teve início no dia 26 de abril com um ato na Câmara Municipal da cidade de Cabedelo, no litoral paraibano. As últimas atividades da caravana contaram com uma passeata dos estudantes da Capital Paraibana, que tomaram conta das ruas para cobrar do Governo do Estado ações que atendam às reivindicações constante da pauta da jornada. Os estudantes saíram de frente do Lyceu Paraibano e foram em direção Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, que na oportunidade realizava sessão especial, pela recepção da Jornada da Juventude Paraibana que percorreu 10 municípios , e trouxe um diagnóstico das escolas estaduais paraibanas.

A passeata contou com o DCE da UFPB, UNE, UBES, AESP ,UJS Coletivo ETNIA e o Grêmio do Liceu Paraibano. Para Damacieudo Dantas diretor da UNE na PB, “essa atividade demonstra que o movimento estudantil está organizado e unificado para defender as melhorias na educação da Paraíba, estivemos em várias escolas estado a fora, percebemos que é preciso urgência em resolver os problemas apresentados pelos estudantes”.

Com palavras de ordens direcionadas a mais investimentos a educação, passe-livre, meia- entrada entre outras, os estudantes ocuparam as galerias da ALPB e cobraram dos deputados mais ação. O deputado Anísio Maia ( PT) que presidiu a sessão, disse que estava do lado dos estudantes, por suas reivindicações serem justas.

O presidente do Grêmio do Liceu Paraibano, Hinglandeberto Mendes, “disse que é preciso sentar estudantes,o prefeito Luciano Cartaxo e o Governador Ricardo Coutinho para resolver a situação do Passe- Livre para os estudantes da rede estadual”, se referindo ao fato da recente aprovação do passe livre pela câmara de João Pessoa que só beneficia alunos das escolas municipais. Acrescentou que “que o passe livre é uma bandeira nacional dos estudantes, e que já é realizada em vários municípios brasileiros.”

Na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), o plenário e as galerias foram tomadas pelos estudantes gritando palavras de ordem e alusivas Ás metas da Jornada da Juventude Paraibana, como meia entrada, assistência estudantil, 10% do PIB para Educação, fim de greves na UEPB, entre outras.
Na ocasião, o Presidente da União da Juventude Socialista ( UJS/PB), Marcelo Lima declarou que a Jornada percorreu 10 municípios da Paraíba, e detectou a depredação de várias escolas publicas estaduais. “Falta transporte público adequado para os estudantes, inclusive o pagamento desses transportes, além da ausência e fardamento”. Marcelo disse ainda, que o grande debate de hoje na ALPB é para reivindicar a efetivação da Lei da Meia Entrada que está sendo burlada na Paraíba e a implementação de outras medidas em benefício dos estudantes. “Queremos chamar atenção da Assembléia para cobrar ao governador o subsídio do passe livre estudantil”, disse

Também participaram da sessão especial os deputados Janduy Carneiro (PEN), Trocolli Junior (PMDB), Daniella Ribeiro (PP), Caio Roberto (PR), João Gonçalves (PSDB) e Lindolfo Pires (DEM).