Jeosafá traça enredo sobre história do Jovem Mandela

Escritor, doutor em Letras com especialização nas relações Brasil-África, Jeosafá é o autor do livro O Jovem Mandela, lançado nesta quarta (15) na livraria Martins Fontes, na avenida Paulista. O livro faz parte da série Jovens Sem Fronteiras da editora Nova Alexandria sobre "a juventude de importantes personagens da Cultura brasileira e mundial", define a editora. Entre os títulos publicados estão Noel Rosa, Che Guevara, JK e Elvis Presley.

Jeosafá lançamento O Jovem Mandela - Railídia Carvalho

Militante histórico da área de Cultura do PCdoB de São Paulo e um dos integrantes do Coletivo Municipal de Cultura do partido, Jeosafá Fernandez Gonçalves define o livro como ficção e história ao mesmo tempo. "Sua espinha dorsal é , sem dúvida, o personagem real de mesmo nome, mas este recebe a contribuição de outras vozes inventadas, representativas de dramas humanos igualmente verdadeiros", explica Jeosafá no texto de apresentação.

Entre essas contribuições estão, incrustradas em trechos da narrativa, "vozes de poetas e escritores como Graciliano Ramos, Albert Camus, Fernando Pessoa e Carlos Drummond. No capitulo 7 entitulado Universidade Mandela, Uma aula é possível identificar em uma reflexão de Mandela parte do poema "Canção Amiga", de Drummond.

Estiveram presentes ao lançamento integrantes do coletivo de Cultura do PCdoB paulistano como a artista plástica Mazé Leite, a cantora e jornalista Railídia, Fernanda de Paula, dirigentes da Uesp e Unegro, e Mestre Fininho, capoeirista e arte-educador no Ipiranga.

Também passaram por lá André Cintra, presidente do distrital centro do PCdoB;Elder Vieira, da representação do Ministério do Esporte em São Paulo;Fernando Borgonovi,secretário de Comunicação do Comitê Estadual do PCdoB-SP; Mariana Venturini, da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB e Fernando Garcia, Coordenador do centro de Educação e Memória da Fundação Mauricio Grabois.


Fernando Borgonovi e Fininho (ao fundo) conversam com Jeosafá

O escritor Roniwalter Jatobá prestigiou o lançamento de O Jovem Mandela. Roniwalter é o autor dos livros O Jovem Fidel Castro e O Jovem Che Guevara.

Da Redação