Mesas regionais debatem propostas de paz na Colômbia

Colombianos de oito departamentos do país participam nesta sexta-feira (17), na cidade central de Villavicencio, nas mesas regionais de paz, que pelo segundo dia centram seus debates nas vítimas do conflito armado. Os foros, organizados pelas comissões de paz do Senado e da Câmara de Representantes, dão voz à sociedade civil nas conversações entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP), iniciadas em Cuba em novembro de 2012.

Mesas regionais Colômbia - Prensa Latina

Em uma nota difundida pelo Senado, o presidente da Comissão de Paz Roy Barreras afirmou que "estes espaços de análise regional são de grande transcendência e uma oportunidade para que as vítimas construam propostas que nos permitam chegar a uma paz estável e duradoura".

Leia também:
Colômbia: Mesas de paz receberão propostas da sociedade

Segundo o previsto, durante esta jornada serão escutados testemunhos de participantes de Casanare, Meta, Guaviare, Guainía, Vaupés, Vichada, Nariño e Putumayo.

Espera-se que no término da jornada os congressistas, membros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e as vítimas ofereçam declarações à imprensa no Hotel Santa Bárbara.

Esta segunda fase das mesas regionais começou no passado 6 de maio em Bogotá e fez, em seguida, a sua primeira pausa em Rionegro, Antioquia.

Nas duas primeiras jornadas as vítimas pronunciaram-se pedindo verdade, justiça, restauração e garantias, e pediram ao Governo e à guerrilha que não se levantem da mesa até lograrem um acordo final.

Em dezembro do ano passado, um mês depois do início dos diálogos, desenvolveu-se no país a primeira rodada das mesas regionais, em que se receberam cerca de três mil propostas de 1.333 organizações sobre a política de desenvolvimento agrário integral, enviadas às partes em Havana (Cuba), sede das negociações.

Fonte: Prensa Latina
Traduição da redação do Vermelho