"Queremos justiça, democracia e soberania para a Colômbia"

A presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes declarou "Queremos justiça, democracia e soberania para a Colômbia", ao falar sobre a realização do “Fórum pela Paz na Colômbia – Justiça Social, Democracia e Soberania”, que começa nesta sexta-feira (24), e vai até próximo domingo (26), em Porto Alegre (RS).

 

Durante a entrevista exclusiva dada a jornalista do Vermelho Érika Ceconi, Socorro Gomes falou sobre a expectativa de conquistar uma paz duradoura, neste momento em que o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) estão dialogando para encontrar uma solução política para o conflito naquele país. Ela também destacou a mobilização de diversas entidades e movimentos sociais que defendem esta bandeira.

Ouça também na Rádio Vermelho:
"Fórum pela Paz na Colômbia, uma feliz iniciativa", afirma editor

E citou: "a chamada Marcha Patriótica pela Paz em Defesa da Soberania foi de fato gigantesca, mais de um milhão de pessoas dizendo queremos paz, além disso, ocorrem os encontros regionais onde o povo colombiano está dizendo o que quer, a questão dos diálogos buscando resolver os conflitos agrários, a questão da justiça da terra, porque são milhões e milhões os despejados das suas terras, porque os paramilitares (assassinos de organizações criminosas) além de assassinar mulheres, adolescentes, trabalhadores, assassinaram milhares de camponeses para tomar suas terras. Por isso o avanço dos diálogos na questão da reforma agrária é muito importante".

Acompanhe a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: