Venezuela: Governo nega "divisões" e reafirma esforços chavistas

O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela Diosdado Cabello destacou a unidade e a fidelidade ao legado de Hugo Chávez nos esforços revolucionários da Venezuela. Cabello deu declarações à imprensa nesta segunda-feira (20), após várias reuniões com integrantes do Alto Comando Político-Militar venezuelano.

Ante as reiteradas acusações de divisionismo provenientes do bando opositor, Cabello insistiu na "unidade monolítica das forças revolucionárias à volta do companheiro Nicolás Maduro, a quem damos todo o nosso apoio". O também presidente da Assembleia Nacional da Venezuela assegurou à imprensa que não há formas de a oposição conseguir dividir o chavismo.

Depois dos encontros, o presidente Nicolás Maduro anunciou que prepara uma nova estratégia política que prevê ir "casa por casa" para chamar os venezuelanos para trabalhar pela paz e a integrar-se às tarefas da economia e dos diversos programas sociais impulsionados pelo Governo.

O vice-presidente executivo da República Jorge Arreaza disse que a construção de um país seguro é responsabilidade de todos os atores sociais; mas, em especial, do Estado e de entes como os meios de comunicação.

Arreaza disse que continuarão reunindo-se “com todos os setores corresponsáveis na construção de uma pátria de paz e convivência para todos”.

Reponsabilidade da mídia

A seguir aos encontros com os diretores dos canais privados Venevisión e Televen, Maduro assegurou à imprensa que deixou muito clara a sua mensagem sobre os grandes desafios a superar para a consolidação de um modelo democrático que combata o ódio e o fascismo.

“Senti que isto os motivou muito e chegamos a acordos em torno ao movimento pela paz e a vida”, afirmou Maduro, que indicou ainda que durante estas entrevistas falou da necessidade de promover os valores da identidade venezuelana.

Maduro também assegurou que pediu que se incrementasse a produção nacional de séries, novelas, documentários e outros programas que ofereçam emprego ao talento artístico do país.

O vice-presidente da Organização Cisneros, que controla o canal Venevisión, Carlos Bardasano manifestou compromisso em contribuir para a paz e a segurança mediante uma campanha denominada Violência Zero, e reivindicou princípios de equilíbrio, objetividade e prontidão para a política informativa da emissora.

Maduro e vários dos membros do seu gabinete reuniram-se também com representantes de Informação e Opinião da emissora Televen.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho